O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) participou nesta quarta-feira (31/08) da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias em Belém (PA). O evento reuniu representantes dos povos da floresta, da sociedade civil, academia, setores públicos e privados para tratar de questões que envolvem meio ambiente, economia e desenvolvimento sustentável.
O diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) Eugênio Pantoja participou do painel “Questões Fundiárias e Ordenamento Territorial”.
“Debatemos as estratégias e soluções que a Amazônia e o Brasil precisam adotar para alcançar a regularização fundiária com segurança jurídica, territorial e ambiental para atrair investimentos. É necessário estruturar essas condições pré-competitivas para que a região amazônica se desenvolva em uma base fundiária sólida que inspire segurança”, destaca.
O evento também contou com palestrantes internacionais, como o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair; o ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon; o presidente da Colômbia, Iván Duque; e o embaixador da Unesco para a Sustentabilidade, Oskar Metsavaht.