IPAM leva conhecimento sobre Amazônia sustentável para pós-doutorandos

29 de novembro de 2022 | Notícias

nov 29, 2022 | Notícias

Por Mariana Güths*

A convite da ESPCA (Escola São Paulo de Ciência Avançada, Amazônia Sustentável e Inclusiva), o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) levará conhecimento sobre a conservação, o uso sustentável e as ameaças à biodiversidade da Amazônia para 80 pós-doutorandos brasileiros e estrangeiros. O grupo está reunido em São Pedro (SP) em formação promovida pela ESPCA, entidade financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Pesquisador sênior do IPAM, Paulo Moutinho falará sobre o papel do 3° setor para conservação e uso sustentável da biodiversidade na mudança climática da região, nesta quarta-feira (30), às 8h30. Na quinta-feira (1°), o tema será as medidas de conservação para combater as principais ameaças à biodiversidade amazônica, serviços ecossitêmicos, especialmente os estoques de carbono.

“É a oportunidade de unirmos o papel da ciência, suas contribuições para a proteção da Amazônia e disseminar o conhecimento para os diversos públicos, uma vocação do IPAM”, enfatizou Moutinho.

A diretora de Ciência, Ane Alencar, também é aguardada para falar no módulo que trata de amazônidas como protagonistas da conservação da biodiversidade e da mitigação das mudanças climáticas.

A formação vai até o dia 5 de dezembro e é baseada em três módulos de discussão: território amazônico e sua sustentabilidade; os habitantes da Amazônia como protagonistas da conservação da biodiversidade e mitigação das mudanças climáticas; e, por fim, a Amazônia e seus habitantes em harmonia com o ambiente e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

*estagiária sob supervisão de Natália Moura



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also