Como resultado do aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, a temperatura média global que já aumentou 0.7 graus centígrados nos últimos 100 anos, deverá aumentar entre 1,4 e 5,8°C(6) ao longo deste século (tomando como base o ano de 1990). Apesar da faixa de aumento ser grande, o valor mais provável é um aquecimento médio entre 2 a 4 graus centígrados. Este aumento de temperatura não será homogêneo, com algumas regiões aquecendo mais do que outras. Em particular, as regiões polares (Ártico e a Antártica) e as regiões tropicais serão afetadas mais fortemente.
A temperatura nas regiões tropicais pode aumentar em torno de 2 a 6ºC até o final deste século.(7) Especificamente na Amazônia, a temperatura poderá sofrer um aumento médio de 1,8 a 7,5°C(8) até 2080, o que traria graves consequências para os seus ecossistemas, com perda de habitat e extinção de espécies.
__________________________________
(6) IPCC Quarto Relatório, Grupo de Trabalho I. Fevereiro de 2007
(8) Magrin, G., et. al. Latin America. Climate Change 2007: Impacts, Adaptation and Vulnerability. Contribution of Working Group II to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, M.L. Parry, O.F. Canziani, J.P. Palutikof, P.J. van der Linden and C.E. Hanson, Eds. Cambridge University Press, Cambridge, UK, 581-615