Como o desmatamento acelera as mudanças climáticas?

Quando ocorrem mudanças no uso do solo – o desmatamento ou queima de uma floresta para dar lugar à pastagem ou agricultura, por exemplo – o carbono que estava estocado é liberado para a atmosfera na forma de CO2 (dióxido de carbono), um dos gases do efeito estufa.

Pelo menos 47,4 bilhões de toneladas de CO₂ equivalente foram emitidas para a atmosfera devido às mudanças no uso do solo em 23 anos (entre 1990 e 2023).

Nas regiões tropicais, o desmatamento pode causar alterações no balanço hídrico e tornar o clima mais seco e quente. A floresta tem a capacidade de umidificar o ambiente pela evaporação da água do solo ou da transpiração das plantas.

O fluxo de vapor de água para a atmosfera, chamado também de evapotranspiração, diminui quando a cobertura florestal é reduzida. Isso impacta diretamente no ciclo hidrológico.

Na Amazônia, por exemplo, estudos preveem que a temperatura poderá subir de 5 a 8ºC até 2100 e a redução no volume de chuva pode chegar a 20%.

O desmatamento, a exploração madeireira e os incêndios florestais, intensificados por eventos como o El Niño, poderão aumentar as emissões de carbono oriundas de mudanças no uso do solo.

 

Leia mais na publicação Biologia da Conservação: Essências

Veja também

See also

O que é o Fundo Amazônia?

O que é o Fundo Amazônia?

O Fundo Amazônia consiste em um mecanismo proposto pelo governo brasileiro durante a COP-12, em Nairóbi (2006), visando a contribuição voluntária de países em desenvolvimento para a redução de emissões de gases de efeito estufa resultantes do desmatamento e da...

O que é o Protocolo de Quioto?

O que é o Protocolo de Quioto?

O chamado Protocolo de Quioto é um acordo internacional voltado para a redução das emissões de gases de efeito estufa. O protocolo foi o resultado de um longo processo de debate e negociações envolvendo diversos países de todos os continentes. Podemos dizer que...

Qual o objetivo do Protocolo de Quioto e quais são as metas específicas com as quais os países se comprometeram? E para quem elas valem?

Qual o objetivo do Protocolo de Quioto e quais são as metas específicas com as quais os países se comprometeram? E para quem elas valem?

O objetivo principal do Protocolo de Quito foi o de estabelecer metas concretas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa. O artigo 3.1 do Protocolo estabeleceu que os países do Anexo I, o qual inclui 40 países desenvolvidos e em transição para...