Por Lucas Guaraldo*
André Guimarães, diretor executivo do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) participa nesta quinta-feira, dia 24 de abril, do “GLF FORESTS 2025: Definindo a próxima década de ação”, evento organizado pelo Fórum Global de Paisagens, em Bonn, na Alemanha. O evento irá discutir a preservação de florestas e a integração entre áreas produtivas e a vegetação nativa, criando paisagens resilientes, de baixas emissões e que protejam os serviços ambientais e a produtividade agrícola.
O Fórum Global de Paisagens é uma organização multissetorial que apoia o desenvolvimento de paisagens produtivas e resilientes às mudanças climáticas no campo. O grupo também tem atuado na construção de ferramentas de financiamento para a proteção de florestas e estratégias de transição energética. Atualmente o fórum é composto por mais de 10 mil organizações de 185 países.
“A agricultura tropical do futuro vai precisar de ter a vegetação nativa como parte do seu processo produtivo. Vamos ter que encontrar formas de integrar esses dois cenários como uma forma de proteger a agricultura do Brasil das mudanças climáticas. Isso é uma mudança de paradigma porque a prática atual é tirar a vegetação para fazer agricultura”, destaca Guimarães.
Durante o evento serão apresentadas iniciativas do IPAM voltadas para a redução do desmatamento no campo, como o CONSERV, que paga produtores rurais pela preservação de áreas de vegetação que poderiam ser legalmente derrubadas. Desde 2020 o programa já firmou 21 contratos com produtores rurais de Mato Grosso e Pará, evitando a emissão de mais de 2 milhões de toneladas de CO2 e protegendo mais de 20 mil hectares de vegetação.
O projeto GALO (Global Assessment from Local Observations) também receberá destaque. A iniciativa investiga a relação entre agricultura e preservação de vegetação natural dentro dos biomas da Amazônia e do Cerrado e o impacto de fatores como condições climáticas e a produtividade agrícola. A pesquisa é conduzida na Estação de Pesquisa Tanguro, laboratório de pesquisa a céu aberto coordenado pelo IPAM em Querência, em Mato Grosso.
Sobre o evento
O evento será realizado no dia 24 de abril, às 12h15 (horário de Brasília), na secretaria do Fórum Global de Paisagens, em Bonn, na Alemanha, e contará com transmissão online via Zoom mediante inscrição.
Abertura
- Alice de Moraes Amorim Vogas, chefe da unidade da COP 30 do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Governo do Brasil.
- Célia Xakriabá, ativista indígena e deputada federal.
Painel 1: de olho na COP 30
- Daniele Violetti, diretor sênior da UNFCCC
- André Guimarães, diretor executivo do IPAM Amazônia
- Garo Batmanian, diretor geral do Brazilian Forest Service
- Caroline Busse, fundador e CEO da Nadar
Painel 2: de olho na próxima década
- Subhra Bhattacharjee, diretor geral do FSC International
- José Campos, CEO da Sustainable Agriculture Network
- Susy Gaby Díaz González, advogada indígena e presidente do Bari Wesna
Encerramento
Dr. Robert Nasi, diretor geral do CIFOR e diretor de Ciência do CIFOR-ICRAF.
Jornalista do IPAM, lucas.itaborahy@ipam.org.br*