Missão leva cooperativas de cacau a conhecer modelos de sucesso do setor cafeeiro

2 de setembro de 2024 | Notícias

set 2, 2024 | Notícias

Em uma iniciativa para fortalecer o setor cacaueiro no Estado, a Missão CacauCoop Pará levou um grupo de produtores paraenses para visitas técnicas a cooperativas de café de referência no sul de Minas Gerais. Organizada pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e CocoaAction, em parceria com o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), o objetivo foi proporcionar aprendizado e troca de experiências a partir de modelos de sucesso, fomentando a intercooperação e o desenvolvimento da produção de cacau na região amazônica.

De 26 a 28 de agosto, os participantes conheceram a estrutura e o funcionamento de cooperativas como a COOMAP, em Paraguaçu, e a COOXUPÉ, em Guaxupé – atualmente a maior exportadora de café do Brasil. Essas visitas permitiram aos produtores observarem as melhores práticas de gestão, comercialização e relacionamento com cooperados, além de conhecerem ações que impulsionaram o crescimento dessas organizações, como benefícios aos associados, atividades com jovens e palestras sobre saúde e educação.

Em visita à propriedade do agricultor Paulo, o grupo conheceu a importância do papel da cooperativa na manutenção do sustento da família no campo. “Meu pai estava desgostoso com a produção. Arrendou o cafezal e foi para a cidade. Mas depois que me formei técnico agrícola, decidimos retornar à fazenda e já estamos produzindo café nos 24 hectares. A seca e a geada foram sofridas nas últimas três safras, mas a cooperativa nos amparou”, contou o filho Felipe.

Um dos destaques da atividade foi a palestra de Renato José de Melo, superintendente da COOMAP, que enfatizou a importância da gestão profissional e da visão de negócio para o sucesso das cooperativas. Melo ressaltou ainda o valor da intercooperação, a união entre cooperativas, e a necessidade de se juntarem em busca de objetivos comuns e fortalecimento do setor.

A Missão CacauCoop Pará representou um marco para o desenvolvimento do setor cacaueiro no Estado. “Esta experiência nos mostrou que precisamos profissionalizar o cooperativismo na nossa região. Saio desta missão com o conhecimento necessário para colocar em prática as melhorias nas nossas cooperativas, com nossos cooperados”, contou Jader da CEPOTX.

Projetos Sustenta & Inova e Norad Puzzle

A Missão CacauCoop Pará teve apoio dos projetos executados pelo IPAM Sustenta & Inova e Norad Puzzle.

O Sustenta & Inova busca desenvolver e implementar práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras, além de promover o desenvolvimento das cadeias de valor na Amazônia brasileira, com foco na conservação da biodiversidade; redução do desmatamento e restauração da paisagem; mitigação e adaptação às mudanças climáticas; e redução do desmatamento. O projeto é financiado pela União Europeia.

Já o projeto Norad Puzzle visa promover a sustentabilidade e a justiça na gestão de florestas tropicais. Seus principais objetivos incluem o desenvolvimento de políticas que garantam o uso sustentável da floresta e da terra, ao mesmo tempo em que fortalecem os direitos e meios de subsistência de povos indígenas e comunidades locais.



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also