No dia 17 de outubro, às 15h, no Memorial Darcy Ribeiro da UnB (Universidade de Brasília), será celebrado os 10 anos do SOMAI. Além de reunir parceiros e relembrar os feitos do Sistema, o evento apresentará as novas funcionalidades da plataforma e discutirá os próximos passos para continuar avançando na proteção territorial indígena. Para participar se retire seu ingresso gratuito.
O SOMAI (Sistema de Observação e Monitoramento da Amazônia Indígena) foi criado para responder a uma demanda dos povos originários de compreender como seus territórios eram afetados por riscos climáticos e ameaças antrópicas em tempo real. Sua implementação garantiu que alertas climáticos e de ilegalidades ambientais fossem registrados, contribuindo para medidas de adaptação e de proteção desses territórios ancestrais.
Programação
15h – Mesa de abertura: Apresentação do SOMAI
16h – História e resultados da ferramenta
17h – Mini-oficina do SOMAI
18h – Vídeo de celebração
18h20 – Coquetel de encerramento
Impacto
Nestes 10 anos a ferramenta SOMAI já acumula 729 usuários, é usada por mais de 182 organizações e já atingiu 60,9 milhões de hectares de Terras Indígenas. Graças a integração com o aplicativo ACI o SOMAI já registrou centenas de alertas climáticos, ameaças antrópicas e uso tradicional da terra, auxiliando em processos judiciais de proteção de terras indígenas.
Prêmios
Ao criar uma iniciativa que registrava casos e mortes de COVID-19, em conjunto com a COIAB (Coordenação de Organizações Indígenas da Amazônia), recebeu o Prêmio empreendedor social concedido pela Folha.
Foi vencedor do Desafio de Impacto Social do Google, em 2016, o que permitiu o desenvolvilmento do aplicativo ACI, que permite acessar informações sobre terras indígenas, registrar novos territórios e alertas mesmo com baixo acesso à internet.
Em 2016 o SOMAI foi reconhecido como ferramenta de adaptação às mudanças climáticas pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente).