VIPP – Manual de facilitação e visualização em processos participativos

22 de maio de 2020

maio 22, 2020

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa, Cláudia de Souza, Gunter Viteri, María Angélica Salas, Hermann J. Tillmann, Neill McKee, Nuzhat Shazhadi, Fernando Camargo, Ladjane de Fátima Ramos Capor, Daniel Dias Moreiraal, Anelise Stumpf

Este Manual de Facilitação e Visualização em Programas Participativos (VIPP) tem sua primeira versão em português a partir da cooperação entre os autores do manual e a ECO Consult Sepp & Busacker Partnerschaft para ser utilizado no âmbito do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável.

O Projeto é promovido pelo governo federal alemão através da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com o apoio do consórcio ECO Consult e IPAM Amazônia e, desenvolvido nos Estados do Pará, Amapá, Amazonas e Acre. Este material será usado na formação de agentes de Ater público e da sociedade civil na região norte do Brasil, integrando a caixa de ferramentas do “Programa de capacitação em gestão para técnicos/as de ATER – CapGestão Amazônia”, implementado através do projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável.

Esta edição foi elaborada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), no âmbito do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, em colaboração com o Consórcio Eco Consult/Ipam Amazônia.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Caminhos para uma Agricultura Familiar sob Bases Ecológicas: Produzindo com Baixa Emissão de Carbono

Caminhos para uma Agricultura Familiar sob Bases Ecológicas: Produzindo com Baixa Emissão de Carbono

Com o intuito de promover um diálogo qualificado sobre os caminhos da produção familiar rumo a uma produção de baixa emissão de carbono, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), em parceria institucional com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra - Ministério do Desenvolvimento Agrário), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), realizou um seminário, no dia 13 de junho de 2013, intitulado “Caminhos para uma Agricultura Familiar sob Bases Ecológicas: produzindo com Baixa Emissão de Carbono”. O livro traz os artigos escritos pelos especialistas que participaram do evento e foram elaborados com uma visão para a diversidade que permeia todos os biomas, divididos em eixos lógicos que procuraram responder aos desafios da agricultura familiar.