Simulando o efeito do El Niño na Floresta Amazônica: o experimento “Seca Floresta”

16 de março de 2001

mar 16, 2001

Daniel Nepstad, Paulo Moutinho

Documento de divulgação do Projeto “Seca-Floresta”, que propõe avaliar, por meio de uma abordagem experimental, a resposta da vegetação florestal a uma seca produzida artificialmente. Os principais resultados conseguidos até o momento estão relatados neste documento.

Autores: Daniel Nepstad, Paulo Moutinho

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Oportunidades e desafios climáticos no Cerrado brasileiro

Oportunidades e desafios climáticos no Cerrado brasileiro

O Cerrado é um bioma crucial para o desenvolvimento econômico brasileiro, a produção de alimentos, a manutenção dos ciclos hidrológicos, a preservação da biodiversidade e os esforços globais de mitigação e adaptação. Apesar de sua relevância, o bioma muitas vezes é negligenciado nos debates nacionais e internacionais sobre mudanças climáticas. A atual taxa de conversão do Cerrado não é sustentável, liberando um volume de dióxido de carbono não estimado anteriormente.

Manejo florestal comunitário na Amazônia: uma nova visão sobre a relação entre comunidade e empresa

Manejo florestal comunitário na Amazônia: uma nova visão sobre a relação entre comunidade e empresa

Os assuntos tratados nesta cartilha incluem desde o processo de decisão sobre como engajar-se ou não no manejo florestal comunitário, até a finalização das propostas de contratos com empresas madeireiras, de modo que tais contratos garantam não só benefícios coletivos aos comunitários, mas também a sustentabilidade ambiental.