Proposta de Regulamentação da Lei 14.119/2021 que institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais

21 de junho de 2022

jun 21, 2022

Coalizão Brasil, Brasil Clima, Florestas e Agricultura

Este documento tem como principal objetivo oferecer apoio técnico e subsidiar o processo de regulamentação da Lei 14.119/2021, que institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, o Cadastro Nacional e o Programa Federal de Pagamento por Serviços Ambientais, de forma a garantir o cumprimento do seu papel de incentivar a conservação dos ecossistemas, dos recursos hídricos, do solo, da biodiversidade, do patrimônio genético e do conhecimento tradicional associado em todo o território nacional.

É fruto, assim, de um esforço coordenado entre os diferentes setores da economia, governos e sociedade civil organizada, voltado para promover o desenvolvimento sustentável em áreas rurais e urbanas, de modo especial para as comunidades tradicionais, povos indígenas, produtores familiares e em reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs).

Nos últimos meses, as Forças-Tarefa de Pagamento por Serviços Ambientais e Mercado de Carbono da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura trabalharam na elaboração da sugestão de regulamentação da Lei 14.119/2021 com a perspectiva de dar efetividade aos dispositivos da lei e criando um ambiente favorável às iniciativas de PSA no país, sejam públicas ou privadas, sem perder de vista o acúmulo de experiências geradas a partir dos projetos e programas subnacionais de PSA já implementados nos diferentes biomas brasileiros. A minuta de decreto elaborada pelas FTs pode ser acessada aqui.

A presente iniciativa está respaldada, portanto, em sólida bagagem de conhecimento, adquirida em longo processo de aprendizado, sobre os desafios enfrentados em projetos de PSA e as possíveis soluções para maximizar os resultados alcançados, sem desconsiderar a necessidade de aferir, valorar, documentar e comprovar os serviços ambientais e ecossistêmicos prestados.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Building Bridges Between Commodity Roundtables and REDD+

Building Bridges Between Commodity Roundtables and REDD+

The success of REDD+ is limited by a lack of engagement of farmers. The success of the commodity roundtables is limited by the high costs of farm certification. This proposal is designed to overcome these limitations, linking a process that has funds but needs farmers (REDD+) with processes that have farmers but need funds (commodity roundtables) to achieve significant GHG emissions reductions.

IPAM @ COP 15

IPAM @ COP 15

This report briefly describes the activities performed by the Amazon Environmental Research Institute (IPAM), during the 15th Conference of the Parties (COP) of the United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC), occurred between the 7th and 19th of December 2009, in Copenhagen, Denmark.