O programa “Agricultura de Baixo Carbono” do Brasil: Barreiras para a sua implementação

11 de maio de 2012

maio 11, 2012

Marcelo C. C. Stabile, Andréa Azevedo, Daniel Nepstad

No cenário atual de aumento de preços de commodities, o país precisa se posicionar de forma que atrele a conservação de estoques florestais com o aumento de produção agropecuária. Isto só será possível com a melhoria da produtividade. Para tanto, o Brasil lançou o Plano “Agricultura de Baixo Carbono” e uma linha de crédito específica: o Programa ABC. A adoção desta linha de financiamento, contudo, tem se dado de forma lenta.

Para entender as causas desta morosidade, o IPAM aplicou mais de 40 entrevistas com diversos grupos do setor produtivo e do governo. Por meio destas entrevistas, identificamos barreiras para a implementação de práticas sustentáveis no âmbito do Programa ABC. Os resultados destas entrevistas estão apresentados neste documento.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

O que é o Fundo Amazônia

O que é o Fundo Amazônia

O Fundo Amazônia é um mecanismo proposto pelo governo brasileiro durante a COP-12, em Nairóbi (2006), de contribuição voluntária para a redução de emissões de gases de efeito estufa resultantes do desmatamento e da degradação das florestas (REDD). O Fundo Amazônia...

The potential ecological costs and cobenefits of REDD: a critical review and case study from the Amazon region

The potential ecological costs and cobenefits of REDD: a critical review and case study from the Amazon region

Analysis of possible REDD program interventions in a large-scale Amazon landscape indicates that even modest flows of forest carbon funding can provide substantial cobenefits for aquatic ecosystems, but that the functional integrity of the landscape’s myriad small watersheds would be best protected under a more even spatial distribution of forests. Because of its focus on an ecosystem service with global benefits, REDD could access a large pool of global stakeholders willing to pay to maintain carbon in forests, thereby providing a potential cascade of ecosystem services to local stakeholders who would otherwise be unable to afford them.

Estimulando a demanda por reduções de emissões de REDD+ no Brasil

Estimulando a demanda por reduções de emissões de REDD+ no Brasil

Informações preliminares do quinto relatório de avaliação (AR5; sigla em inglês) do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC; sigla em inglês) mostram que o tempo para limitar o aquecimento global a 2°C neste século está se esgotando. Ações globais de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) para que se atinja este objetivo se tornam ainda mais urgentes.