Monitoramento de Impacto: uma proposta metodológica

13 de dezembro de 2008

dez 13, 2008

MMA, Ministério do Meio Ambiente, Leandro Lamas  Valarelli, Petra Ascher

Diante do êxito e da grande demanda por conteúdos didáticos relativos à temática de “monitoramento de impacto de projetos de desenvolvimento sustentável” – e tendo também por perspectiva a disseminação desta temática para um público mais amplo –, decidiu-se publicar um manual que fosse compreensível e útil mesmo para aqueles que nunca participaram de cursos de monitoramento de impacto.

Ele foi concebido com a esperança de que seus conteúdos sejam úteis tanto para aqueles que trabalham com projetos, lidam com sistemas de monitoramento e têm dúvidas quanto às diversas metodologias, como para aqueles que simplesmente querem aprender sobre o tema. Para isto, apresenta-se de maneira didática, acessível e aplicável uma metodologia alternativa de construção de estratégia de monitoramento de impacto.

Esta edição foi elaborada pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente), por Petra Ascher e Leandro Lamas  Valarelli. O material é o volume 4 da série “Monitoramento & Avaliação”, no âmbito do Projeto AMA.

O documento é leitura complementar do Módulo Vermelho, chamado “Facilitação de Processos Participativos”, um dos sete temas do Programa CapGestão, desenvolvido com a colaboração do consórcio Eco Consult/IPAM Amazônia.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Cotas de Reserva Ambiental (CRA) para a conservação e o desenvolvimento sustentável: informações básicas para tomadores de decisão nos Estados

Cotas de Reserva Ambiental (CRA) para a conservação e o desenvolvimento sustentável: informações básicas para tomadores de decisão nos Estados

A cartilha tem o objetivo de ajudar os produtores rurais a conhecerem e aplicarem o sistema de Cotas de Reserva Ambiental (CRA), uma das ferramentas do Código Florestal pensadas para resolver o passivo de quem desmatou demais no passado.

Alcance territorial da legislação ambiental e a consolidação do uso agropecuário de terras no Brasil

Alcance territorial da legislação ambiental e a consolidação do uso agropecuário de terras no Brasil

Este documento apresenta dados preliminares de trabalho em desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM, cujo objetivo é analisar o volume de áreas desmatadas passíveis de regularização ambiental na Amazônia, conforme a legislação em vigor, considerando dados do programa Prodes do INPE e de estudo do Centro de Pesquisa e Monitoramento por Satélite da Embrapa apresentado na Câmara dos Deputados.