Monitoramento de Impacto: uma proposta metodológica

13 de dezembro de 2008

dez 13, 2008

MMA, Ministério do Meio Ambiente, Leandro Lamas  Valarelli, Petra Ascher

Diante do êxito e da grande demanda por conteúdos didáticos relativos à temática de “monitoramento de impacto de projetos de desenvolvimento sustentável” – e tendo também por perspectiva a disseminação desta temática para um público mais amplo –, decidiu-se publicar um manual que fosse compreensível e útil mesmo para aqueles que nunca participaram de cursos de monitoramento de impacto.

Ele foi concebido com a esperança de que seus conteúdos sejam úteis tanto para aqueles que trabalham com projetos, lidam com sistemas de monitoramento e têm dúvidas quanto às diversas metodologias, como para aqueles que simplesmente querem aprender sobre o tema. Para isto, apresenta-se de maneira didática, acessível e aplicável uma metodologia alternativa de construção de estratégia de monitoramento de impacto.

Esta edição foi elaborada pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente), por Petra Ascher e Leandro Lamas  Valarelli. O material é o volume 4 da série “Monitoramento & Avaliação”, no âmbito do Projeto AMA.

O documento é leitura complementar do Módulo Vermelho, chamado “Facilitação de Processos Participativos”, um dos sete temas do Programa CapGestão, desenvolvido com a colaboração do consórcio Eco Consult/IPAM Amazônia.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Desmatamento nos Assentamentos da Amazônia: histórico, tendências e oportunidades

Desmatamento nos Assentamentos da Amazônia: histórico, tendências e oportunidades

O livro "Desmatamento nos Assentamentos da Amazônia: Histórico, Tendências e Oportunidades" tem por objetivo apresentar a dinâmica do desmatamento nos assentamentos da reforma agrária localizados no bioma Amazônia, além de identificar os fatores sociais, ambientais e econômicos que, historicamente, têm determinado um maior ou menor grau de sucesso ambiental no processo de assentamento de clientes da reforma agrária na região.

Effects of Tropical Deforestation on Surface Energy Balance Partitioning in Southeastern Amazonia Estimated From Maximum Convective Power

Effects of Tropical Deforestation on Surface Energy Balance Partitioning in Southeastern Amazonia Estimated From Maximum Convective Power

To understand changes in land surface energy balance partitioning due to tropical deforestation, we use a physically based analytical formulation of the surface energy balance. Turbulent heat fluxes are constrained by the thermodynamic maximum power limit and a...