Intensificação da Bovinocultura de Corte na Amazônia e seus Benefícios

10 de outubro de 2016

out 10, 2016

Marcelo C. C. Stabile, Cecília G. Simões, Andrea A. Azevedo

Esta Nota Técnica tem por finalidade apresentar as características da bovinocultura de corte na Amazônia, bem como mostrar os possíveis benefícios decorrentes do aumento de produtividade da atividade. Aos gestores públicos, o documento busca esclarecer a importância estratégica de um melhor uso da terra, com benefícios para o produtor e para o meio ambiente, contribuindo, assim, para o desenvolvimento rural de baixas emissões de carbono.

O foco na produção de carne na Amazônia se deve ao fato de que a maior parte das terras desmatadas no bioma é usada para esta atividade. Assim, para atender à demanda crescente sem gerar desmatamento, a produção deve ser aumentada por meio de melhoria na produtividade, ao mesmo tempo que se garante a eficiência nas políticas públicas de inibição de desmatamento.

Para mostrar o caminho rumo a esse modelo sustentável de bovinocultura são ilustrados neste documento: a) os cenários de aumento de demanda por carne bovina e os benefícios que eles geram, b) como e onde a intensificação é mais viável, e c) como é possível facilitar o processo de intensificação. São mostrados também dois estudos de caso, um no Acre e um em Mato Grosso, onde se identificam os gargalos para intensificação, e são listadas algumas recomendações e conclusões.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also