Povos indígenas e seus territórios são centrais para combater as mudanças climáticas. Essa é a principal mensagem trazida pela cartilha “Povos Indígenas enfrentando a mudança do clima”. A produção é uma parceria entre IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) e Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), com apoio da Hivos, Fundo Amazônia e Fundação Moore.
Baixar (sujeito à disponibilidade)
Download (subject to availability)


Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.
Veja também
See also
REDD no Brasil: um enfoque amazônico
O livro apresenta e discute as condições favoráveis do Brasil à implementação de um regime nacional de REDD+ e propõe dois modelos de estrutura institucional para a repartição de benefícios: um baseado na distribuição por estados e outra por categorias fundiárias. REDD+ é aqui discutido como um elemento importante na transição do modelo de desenvolvimento da Amazônia para um de baixas emissões de carbono, com distribuição de renda e justiça social.
Greenhouse Gas Measurement and Management
Greenhouse gas (GHG) emissions from agriculture together with forestry (including land-use changes (LUC)) are responsible for nearly 30% of global anthropogenic emissions (IPCC, 2007), but the mitigation potential of these sectors is significant.