As bases teóricas do conservacionismo e do preservacionismo são discutidas neste trabalho de pesquisa, baseadas em um estudo de campo desenvolvido na região de Tefé, no Médio Solimões. Foram estudadas 12 comunidades localizadas em ecossistemas de várzea e terra firme, das quais 6 adotaram um modelo de manejo de recursos naturais, com enfoque em manejo de lagos e as outras 6 nunca participaram de processos de manejo. As percepções dos comunitários em relação aos impactos do manejo sobre o ecossistema também foram analisadas. A percepção de benefício em relação ao manejo foi fundamental para o incentivo à conservação. O modelo de manejo adotado foi mais adequado às comunidades de várzea do que para as comunidades de terra firme, em função das próprias características dos ecossistemas de Macapá e a várzea da Amazônia peruana.
Ana Cristina Mendes de Oliveira, Daniel Curtis Nepstad, David Gibbis McGrath, Alexandre Fernandes da Silva
Baixar (sujeito à disponibilidade)
Download (subject to availability)
Veja também
See also
Drivers and mechanisms of tree mortality inmoist tropical forests
Drivers and mechanisms of tree mortality inmoist tropical forests
Tree mortality rates appear to be increasing in moist tropical forests (MTFs) with significant carbon cycle consequences.
Nature-based solutions are critical for putting Brazil on track towards net-zero emissions by 2050
Nature-based solutions are critical for putting Brazil on track towards net-zero emissions by 2050
Most of the world's nations (around 130) have committed to reaching net-zero carbon dioxide or greenhouse gas (GHG) emissions by 2050, yet robust policies rarely underpin these ambitions. To investigate whether existing and expected national policies will allow...