Impactos ecológicos do manejo comunitário de recursos naturais em comunidades ribeirinhas de várzea e terra fi rme na região de Tefé, AM

18 de dezembro de 2008

dez 18, 2008

Ana Cristina Mendes de Oliveira, Daniel Curtis Nepstad, David Gibbis McGrath, Alexandre Fernandes da Silva

As bases teóricas do conservacionismo e do preservacionismo são discutidas neste trabalho de pesquisa, baseadas em um estudo de campo desenvolvido na região de Tefé, no Médio Solimões. Foram estudadas 12 comunidades localizadas em ecossistemas de várzea e terra firme, das quais 6 adotaram um modelo de manejo de recursos naturais, com enfoque em manejo de lagos e as outras 6 nunca participaram de processos de manejo. As percepções dos comunitários em relação aos impactos do manejo sobre o ecossistema também foram analisadas. A percepção de benefício em relação ao manejo foi fundamental para o incentivo à conservação. O modelo de manejo adotado foi mais adequado às comunidades de várzea do que para as comunidades de terra firme, em função das próprias características dos ecossistemas de Macapá e a várzea da Amazônia peruana.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Sistematização e disseminação dos resultados das Casas Familiares Rurais na Transamazônica e Xingu e BR-163

Sistematização e disseminação dos resultados das Casas Familiares Rurais na Transamazônica e Xingu e BR-163

Cartilha traz uma análise agregada dos dados colhidos nos 8 municípios que sediam as Casas Familiares Rurais e das entrevistas por categoria de agentes: Assistência Técnica; Dirigentes das Organizações Sociais (sindicais e cooperativas); Monitores; Representantes de Instituições Públicas de Educação e empresa.