Guia Prático: Alimentação escolar indígena e de comunidades tradicionais

14 de julho de 2020

jul 14, 2020

Mariana Gama Semeghini, Fernando Merloto Soave, Cláudia de Souza, Márcio Arthur Oliveira de Menezes, Olinda Figueira Canhoto, Mariana Dettmer de Castro Mello, Tatiana Balzon, Karine Silva dos Santos, Maria Sineide Neres dos Santos, Daniel Caspar Wallmann, Luciana Rocha Katharina Böhl, Fernando Camargo, André Machado, Alexandre Vasconcellos de Melo, Daniel Caspar Wallmann, Alexander Rose, Mariana Bitencourt, Anelise Stumpf, Daniel Dias Moreira, Marizilda Cruppe, Thiago Mota Cardoso, Rede Maniva de Agroecologia

 

A estratégia da alimentação escolar indígena e tradicional no Amazonas foi desenvolvida pela Catrapoa (Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas) com o objetivo inicial de viabilizar o cumprimento da compra de, no mínimo, 30% de produtos alimentícios da agricultura familiar e o direito dos povos indígenas e comunidades tradicionais à alimentação escolar adequada aos seus processos próprios de produção e à sua cultura alimentar. Essa é uma modalidade de compra direta, com aval das agências reguladoras, respeitando as normas sanitárias, de acordo com o previsto no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A Catrapoa é uma articulação entre instituições dos governos federal, estadual e municipal, movimentos e lideranças indígenas, de comunidades tradicionais e organizações da sociedade civil que se reúne desde 2016.

O guia sobre a boa prática de comercialização “Alimentação escolar indígena e de comunidades tradicionais no Amazonas” aborda a estratégia da alimentação escolar indígena e tradicional, os atores que fazem parte e os passos para a sua implementação, os resultados, os fatores de sucesso, as dificuldades, os riscos associados e o passo a passo para a replicação desta boa prática.

Esta edição foi elaborada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), no âmbito do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, em colaboração com o Consórcio Eco Consult/IPAM e GIZ.

O material faz parte da Programa CapGestores e está como leitura recomendada do módulo “Compras Públicas da Agricultura Familiar”.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Boletim Amazônia em Pauta 9 – O ICMS Verde como incentivo à conservação do meio ambiente em municípios paraenses

Boletim Amazônia em Pauta 9 – O ICMS Verde como incentivo à conservação do meio ambiente em municípios paraenses

No ICMS Verde é um instrumento econômico da política ambiental, com função compensatória (compensa a restrição do uso da terra nos municípios devido à presença de áreas protegidas) e incentivadora (incentiva os municípios a ampliarem suas áreas conservadas). Porém,...