Guia do capacitador

22 de maio de 2020

maio 22, 2020

Mapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudia de Souza, Gunter Viteri, Ladjane Caporal, Alexander Rose, Mariana Bitencourt, Anelise Stumpf, Daniel Dias Moreira

O Guia do Capacitador é parte do conjunto de materiais do Programa CapGestão Amazônia. O propósito deste Guia é contribuir aos profissionais que trabalham com:

  • Gestão de organizações econômicas de base familiar na região amazônica;
  • Organizações que apoiam as cadeias de valor como ONGs, Universidades e Centros de Formação e Pesquisa, governos, dentre outros.

Este material é um Guia para os técnicos, participantes no Programa CapGestão Amazônia. Ele apresenta, de forma rápida e sistemática, um conjunto de ferramentas que poderá apoiar no desenho e implementação das oficinas pelos (as) técnicos (as) com os grupos locais (grupos informais, Associações e Cooperativas).

Há muitos cursos para formação no meio rural para técnicos/as de assistência técnica e extensão rural, produtores e produtoras, lideranças de empreendimentos. Em sua maioria são voltados para a formação de adultos. No entanto, a realidade que se apresenta em diferentes experiências, tem denotado a dificuldade do uso de metodologias voltadas para esse público.

Levando em conta esse contexto, o Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável procurou trazer este Guia, com o objetivo de qualificar consultoras/es, técnicas/os, professores/as, formadores/as, em suas atividades de formação para adultos.

O Guia está subdivido em duas partes. A primeira disserta sobre o ciclo de aprendizagem ativo e os diversos estilos de aprendizagem. Já na segunda, o leitor saberá dicas para o planejamento efetivo de uma capacitação.

No Guia, o leitor encontrará as bases conceituais para compreender como e o que os adultos aprendem, assim como a necessidade de considerarem os princípios de educação de adultos no desenho de eventos de capacitação.

Adicionalmente se introduz o conceito do ciclo de aprendizagem experiencial unido às preferências de aprendizagem que destacam a importância de se integrar diversos métodos para manter a atenção e o engajamento no processo de formação.

Finalmente se oferecem algumas recomendações básicas para o desenho e planejamento de eventos de capacitação.

Esta edição foi elaborada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), no âmbito do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, em colaboração com o Consórcio Eco Consult/Ipam Amazônia.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Desafios e oportunidades para avançar as contribuições nacionais: O caso do Brasil

Desafios e oportunidades para avançar as contribuições nacionais: O caso do Brasil

Relatório avalia os desafios e as oportunidades para avançar nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC).

Este documento é o resultado de um projeto promovido pela Plataforma Climática Latinoamericana (PCL) com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da agenda climática em nível nacional nos diferentes países da América Latina.

Autores: Tiago Reis, Fernanda Bortolotto, Gabriela Russo Lopes e Laura Braga.