Cartilha – Plano Estadual da Agricultura Familiar de MT

30 de agosto de 2017

ago 30, 2017

A agricultura familiar é realizada em pequenas propriedades e representa uma atividade fundamental para a produção de alimentos, geração de renda e empregos, o crescimento econômico regional e a conservação ambiental em função da relação afetiva com a terra. O Plano Estadual da Agricultura Familiar de Mato Grosso, que você vai conhecer nesta cartilha, teve a participação de cerca de 880 pessoas, vindas de 99 cidades (ou seja, 70% dos municí­pios de Mato Grosso).

O plano foi feito por uma parceria da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF) com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), o Instituto Centro de Vida (ICV) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), sob a coordenação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – CEDRS/MT.

 

ERRATA (02/07/2018)

Informamos que na página 5 da cartilha onde se lia: “Segundo a pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM 2015) e a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM 2015), do IBGE, veja quantas toneladas (ou milhares de litros, no caso do leite) a agricultura familiar em Mato Grosso produz por ano:” deve-se ler: “Segundo o Diagnóstico da Agricultura Familiar de Mato Grosso* veja quantas toneladas…”

*O Diagnóstico da Agricultura Familiar de Mato Grosso é fruto da parceria do IPAM e SEAF no esforço de identificar a situação deste setor no estado em subsídio à elaboração do PEAF MT. Entre levantamento de dados, reuniões e entrevistas com diversos órgãos do governo e entidades da sociedade civil, assim como dois referidos workshops (novembro de 2015 e agosto de 2016), foi produzida grande quantidade de dados e informações inéditas que estão disponibilizados na plataforma PEAF. A participação do IPAM foi possível graças ao apoio da Aliança para o Clima e Uso da Terra (CLUA, do nome em inglês Climante and Land Use Alliance).

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

O programa "Agricultura de Baixo Carbono” do Brasil: Barreiras para a sua implementação

O programa "Agricultura de Baixo Carbono” do Brasil: Barreiras para a sua implementação

Para entender as causas da lentidão de adesão ao Programa ABC, o IPAM aplicou mais de 40 entrevistas com diversos grupos do setor produtivo e do governo. Por meio destas entrevistas, foram identificadas barreiras para a implementação de práticas sustentáveis no âmbito do programa. Os resultados destas entrevistas estão apresentados neste documento.

Resumo dos resultados da COP-17

Resumo dos resultados da COP-17

Documento faz uma compilação dos principais resultados da 17ª Conferência das Partes (COP-17) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, ocorrida entre 09 e 18 de dezembro de 2011, em Durban, África do Sul: o novo Protocolo de Kyoto, Salvaguardas de REDD+, Níveis de Referência, Fundo Verde para o Clima e LULUCF.