Cartilha – Plano Estadual da Agricultura Familiar de MT

30 de agosto de 2017

ago 30, 2017

A agricultura familiar é realizada em pequenas propriedades e representa uma atividade fundamental para a produção de alimentos, geração de renda e empregos, o crescimento econômico regional e a conservação ambiental em função da relação afetiva com a terra. O Plano Estadual da Agricultura Familiar de Mato Grosso, que você vai conhecer nesta cartilha, teve a participação de cerca de 880 pessoas, vindas de 99 cidades (ou seja, 70% dos municí­pios de Mato Grosso).

O plano foi feito por uma parceria da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF) com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), o Instituto Centro de Vida (ICV) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), sob a coordenação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – CEDRS/MT.

 

ERRATA (02/07/2018)

Informamos que na página 5 da cartilha onde se lia: “Segundo a pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM 2015) e a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM 2015), do IBGE, veja quantas toneladas (ou milhares de litros, no caso do leite) a agricultura familiar em Mato Grosso produz por ano:” deve-se ler: “Segundo o Diagnóstico da Agricultura Familiar de Mato Grosso* veja quantas toneladas…”

*O Diagnóstico da Agricultura Familiar de Mato Grosso é fruto da parceria do IPAM e SEAF no esforço de identificar a situação deste setor no estado em subsídio à elaboração do PEAF MT. Entre levantamento de dados, reuniões e entrevistas com diversos órgãos do governo e entidades da sociedade civil, assim como dois referidos workshops (novembro de 2015 e agosto de 2016), foi produzida grande quantidade de dados e informações inéditas que estão disponibilizados na plataforma PEAF. A participação do IPAM foi possível graças ao apoio da Aliança para o Clima e Uso da Terra (CLUA, do nome em inglês Climante and Land Use Alliance).

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Povos indígenas e o mecanismo de redução de emissões por desmatamento e degradação florestal (REDD+) na Amazônia brasileira

Povos indígenas e o mecanismo de redução de emissões por desmatamento e degradação florestal (REDD+) na Amazônia brasileira

Almeja-se que as informações condidas neste trabalho contribuam para a construção de um sistema justo e equitativo de repartição de potenciais benefícios de iniciativas de REDD+ que seja voltado para o desenvolvimento dos povos indígenas e de suas organizações.

Savanna vegetation structure in the Brazilian Cerrado allows for the accurate estimation of aboveground biomass using terrestrial laser scanning

Savanna vegetation structure in the Brazilian Cerrado allows for the accurate estimation of aboveground biomass using terrestrial laser scanning

Understanding structural variations in natural systems can help us understand their responses to disturbance and environmental changes and plan for the mitigation of human-induced impacts. Terrestrial laser scanning (TLS) is a technological solution to quickly and...