Fundamentos para um novo modelo de desenvolvimento rural: o exemplo da região Transamazônica

9 de maio de 2010

maio 9, 2010

Paulo Moutinho, Erika Pinto, Ricardo Rettmann, Osvaldo Stella, Bruno Nóbrega, Ane Alencar, Isabel Castro

Este documento contextualiza a iniciativa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), em parceria com a Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), e os municípios paraenses de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Pacajá e Senador José Porfírio, no engajamento para a construção de parcerias intermunicipais que resultem na redução de emissões de gases de efeito estufa causadas por queimadas e desmatamento (REDD) em seus territórios, com o objetivo final de promover o desenvolvimento rural e crescimento econômico da região sobre bases sustentáveis.

MOUTINHO, P.; PINTO, E.; RETTMANN, R. and STELLA, O. Fundamentos para um novo modelo de desenvolvimento rural: o exemplo da região Transamazônica. Maio, 2010.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Alcance territorial da legislação ambiental e a consolidação do uso agropecuário de terras no Brasil

Alcance territorial da legislação ambiental e a consolidação do uso agropecuário de terras no Brasil

Este documento apresenta dados preliminares de trabalho em desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM, cujo objetivo é analisar o volume de áreas desmatadas passíveis de regularização ambiental na Amazônia, conforme a legislação em vigor, considerando dados do programa Prodes do INPE e de estudo do Centro de Pesquisa e Monitoramento por Satélite da Embrapa apresentado na Câmara dos Deputados.