Fundamentos para um novo modelo de desenvolvimento rural: o exemplo da região Transamazônica

9 de maio de 2010

maio 9, 2010

Paulo Moutinho, Erika Pinto, Ricardo Rettmann, Osvaldo Stella, Bruno Nóbrega, Ane Alencar, Isabel Castro

Este documento contextualiza a iniciativa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), em parceria com a Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), e os municípios paraenses de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Pacajá e Senador José Porfírio, no engajamento para a construção de parcerias intermunicipais que resultem na redução de emissões de gases de efeito estufa causadas por queimadas e desmatamento (REDD) em seus territórios, com o objetivo final de promover o desenvolvimento rural e crescimento econômico da região sobre bases sustentáveis.

MOUTINHO, P.; PINTO, E.; RETTMANN, R. and STELLA, O. Fundamentos para um novo modelo de desenvolvimento rural: o exemplo da região Transamazônica. Maio, 2010.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Reducing emissions from deforestation in developing countries

Reducing emissions from deforestation in developing countries

WHRC and IPAM are convinced that there is now a consensus in the international community that to avoid “dangerous interference” in the global climate system (the primary objective of the United Nations Framework Convention on Climate Change, UNFCCC, Article 2), tropical deforestation should be greatly reduced, as also recommended by two important reports prepared since Workshop I: the Stern Review4 and the Fourth Assessment of the IPCC5.

Meta, estoque florestal e redução do desmatamento: uma proposta de sistema de divisão de benefícios financeiros de REDD para a Amazônia brasileira

Meta, estoque florestal e redução do desmatamento: uma proposta de sistema de divisão de benefícios financeiros de REDD para a Amazônia brasileira

Documento afirma que a compensação de REDD pode ser baseada no desempenho de cada estado da Amazônia brasileira em relação à redução de emissões por desmatamento em seus territórios e propomos um sistema nacional para tal divisão de benefícios.