Forest Fire Prediction and Prevention in the Brazilian Amazon

19 de outubro de 1998

out 19, 1998

Daniel Nepstad, Adriana Moreira, Adalberto Veríssimo, Paul Lefebvre, Peter Schlesinger, Christopher Potter, Carlos Nobre, Alberto Setzer, Thelma Krug, Ana Cristina Barros, Ane Alencar, João Raposo Pereira

Muitas florestas na Amazônia são capazes de resistir às queimadas durante a estação seca comum em aproximadamente metade da bacia. Entretanto, as florestas tolerantes à seca perdem sua resistência ao fogo quando submetidas às operações de exploração madeireira. Neste artigo, Nepstad et al. apresentam um mapa de áreas críticas em relação ao fogo na Amazônia, o qual reúne informações sobre o efeito da seca, exploração madeireira e suscetibilidade da floresta ao fogo. Além disso, o mapa identifica, com base em dados sobre a distribuição do fogo em áreas agrícolas, as florestas propícias a incêndios próximas às fontes de ignição.

Full article.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Boletim CIMC 2

Boletim CIMC 2

O ano de 2017 foi de oportunidades e conquistas para o Comitê Indígena de Mudanças Climáticas (CIMC). Confira na segunda edição do boletim as principais atividades do CIMC, uma entrevista com a gestora ambiental Sineia do Vale e um poema do Cacique Domingos
Xakriabá.

Assinatura de protocolo de intenções: “Construção de arranjo institucional intermunicipal para a concepção de um programa regional de REDD”

Assinatura de protocolo de intenções: “Construção de arranjo institucional intermunicipal para a concepção de um programa regional de REDD”

Os municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Pacajá e Senador José Porfírio, estado do Pará, celebrarão um pacto que tem como objetivo buscar soluções conjuntas para a redução do desmatamento.