Fogo no Cerrado em 2024: retrato de janeiro a setembro

15 de outubro de 2024

out 15, 2024

Vera Arruda, Ane Alencar, Livia C. Moura, Isabel B. Schmidt, Fernanda Ribeiro, Julia Zanin Shimbo, João Paulo Ribeiro, Wallace Silva

O bioma Cerrado é de extrema importância ecológica e econômica, desempenhando um papel crucial na regulação hídrica (Sawyer et al. 2017), alimentando as principais bacias hidrográficas do país, além de ser a savana tropical com maior biodiversidade do mundo (Myers et al. 2000, Klink et al. 2005). O Cerrado evoluiu em coexistência com o fogo, que naturalmente ocorre, em grande parte, no período de transição entre a estação chuvosa e seca devido à ocorrência de raios (Simon et al., 2009; Pivello et al., 2021). Contudo, a ação humana tem modificado esse regime natural do fogo resultando em incêndios cada vez mais frequentes e intensos, sobretudo durante períodos críticos de seca (Bowman et al., 2011).

Nesta nota técnica, apresentamos uma análise detalhada da área queimada no Cerrado referente ao período de janeiro a setembro de 2024, que se destacou como o mais crítico em termos de incidência de fogo no bioma nos últimos cinco anos. Nosso objetivo foi identificar e comparar as áreas afetadas pelo fogo em relação aos anos anteriores, tipos de uso e cobertura da terra mais afetados e a estratificação pelas principais categorias fundiárias. Ao indicar os locais mais vulneráveis, esperamos contribuir para o desenvolvimento de políticas mais efetivas de prevenção e combate a incêndios, garantindo a conservação do Cerrado e a proteção de seus recursos naturais e sociais.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Boletim "Tanguro em Pauta" – 3

Boletim "Tanguro em Pauta" – 3

Pesquisadores do Projeto Tanguro estudam desde 2008 os impactos da produ­ção agrícola no meio ambiente para entender como intensificar sem prejudicar a natureza. Confira na terceira edição do “Tanguro em Pauta” a impor­tância de manter a integridade das matas ciliares em um ambiente agrícola e os experimentos que investigam o comportamento de fertilizantes no solo.

Cracking Brazil's Forest Code

Cracking Brazil's Forest Code

Roughly 53% of Brazil's native vegetation occurs on private properties. Native forests and savannahs on these lands store 105 ± 21 GtCO2e (billion tons of CO2 equivalents) and play a vital role in maintaining a broad range of ecosystem services (1). Sound...