Fluxos financeiros para a pecuária na Amazônia Legal

10 de janeiro de 2020

jan 10, 2020

Daniel Silva, Marcelo C. C. Stabile, Gabriela Savian

O crédito rural é o principal financiador da agropecuária brasileira e é fundamental na transição para o uso sustentável da terra, mas, na Amazônia, é usado principalmente para atividades e práticas convencionais, associadas ao desmatamento (Silva, 2009; Prates, 2008; Andersen, 1996; Barreto, 2013). Concomitantemente, nas últimas duas décadas houve crescentes pressões contra crimes ambientais e regulação de atividades diretamente ligadas a impactos sobre florestas. Nesse contexto, as ações de fiscalização e estudos repercutiram também no setor financeiro.

Desde 2014, o Banco Central (Bacen) solicita aos bancos uma avaliação dos riscos socioambientais ligados aos financiamentos públicos (Resolução 4.327/2014) e, desde então, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tem trabalhado para implementar e monitorar esse tipo de risco, em alinhamento com o Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD).

Alguns estudos estimam que o efeito dessas exigências bancárias contribuiu para a redução do desmatamento em 15% nesse período (Assunção et al, 2013). Os autores calcularam que R$ 2,9 bilhões em crédito deixaram de ser concedidos entre 2008 e 2011 em consequência de novas regras. Isso demonstra que os ajustes no crédito rural contribuem para a conservação ambiental, ao mesmo tempo que apoiam a produção agropecuária. Assim, entender como o crédito está sendo aplicado é vital para que se possa fomentar uma cadeia sustentável, além de responder a novas demandas do mercado consumidor e apoiar a implementação das exigências do setor financeiro.

A dinâmica do crédito tem mudado recentemente e é preciso atualizar a compreensão da sua relação com o desmatamento e seus diferentes contextos antes de propor ajustes nas linhas de crédito. Por exemplo, desde a safra de 2016, o crédito para agricultura (especialmente soja) superou o crédito para pecuária; pequenos e médios produtores têm diferentes relações e condições produtivas para financiamento.

O objetivo deste relatório é aprofundar o entendimento sobre o financiamento da produção na Amazônia, especialmente da pecuária. Neste documento, apresentamos: a compreensão dos fluxos de recurso financeiro, as condições recentes para financiamento da produção, os riscos do crédito estar associado ao desmatamento e recomendações para financiar a produção de maneira mais sustentável.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Deforestation around the world

Deforestation around the world

The study-cases reported here may call attention for the velocity we are losing our forests in a planetary scale and for inestimable impact that will have in human life quality, in wild life, in water, soil and air and in the world economy. To keep it short, it won’t be a surprise if the cost to fix the losses would overcome the investments we have done to achieve the present unsustainable development.

Boletim “Tanguro em Pauta” -1

Boletim “Tanguro em Pauta” -1

Esta é a primeira edição de um boletim trimestral que traz as novidades do trabalho realizado na Fazenda Tanguro, por um time de cientistas, e os seus impactos. O “Tanguro em Pauta” aumentará o entendimento sobre como a ciência e os sistemas produtivos andam
juntos. Confira!

The effects of partial throughfall exclusion on canopy processes, aboveground production, and biogeochemistry of an Amazon forest

The effects of partial throughfall exclusion on canopy processes, aboveground production, and biogeochemistry of an Amazon forest

Moist tropical forests in Amazonia and elsewhere are subjected to increasingly severe drought episodes through the El Niño–Southern Oscillation (ENSO) and possibly through deforestation-driven reductions in rainfall. The effects of this trend on tropical forest...