Cenários possíveis para a Amazônia no contexto das eleições brasileiras de 2022

7 de julho de 2022

jul 7, 2022

Olivia Zerbini e Patrícia Pinho

O desmatamento da Amazônia gera impactos socioambientais e climáticos em âmbitos nacional e global – e as eleições de 2022 serão chave para definir o futuro da região e do mundo. Neste cenário, o Amazoniar, iniciativa do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) para promover um diálogo global sobre a Amazônia, reúne nesta publicação informações-chave para que todos os brasileiros possam compreender melhor o atual contexto amazônico e algumas das possíveis soluções para o desenvolvimento sustentável da região.

A Amazônia Legal, parte da floresta localizada no território brasileiro, equivale a 58,9% do território do país e está presente em nove estados. As eleições deste ano colocam em jogo o futuro da conservação da floresta, da qualidade de vida de todo o planeta, e do posicionamento geopolítico do Brasil e suas oportunidades econômicas e estratégicas.

As eleições também colocam em evidência a enorme possibilidade de avançar com uma agenda que agregue valor à biodiversidade e à floresta em pé; que promova a inclusão social, sobretudo de populações locais tradicionais e indígenas; e que crie oportunidades de geração de renda e empregos “verdes”. Em perspectiva global, a proteção da Amazônia é crucial para assegurar o equilíbrio climático e a habitabilidade da Terra a curto, médio e longo prazo.

A seguir, apresentamos dados sobre a Amazônia junto com dois cenários preditivos, para o futuro da floresta e da geopolítica ambiental brasileira após as eleições de 2022. As informações foram divididas em três dimensões: (1) desmatamento, (2) qualidade de vida e (3) geopolítica.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Boletim Amazônia em Pauta 8 – 10 razões para o desmatamento zero ilegal e legal na Amazônia

Boletim Amazônia em Pauta 8 – 10 razões para o desmatamento zero ilegal e legal na Amazônia

No que se refere à redução do desmatamento amazônico e de suas emissões associadas, a meta estabelecida precisa urgentemente ser cumprida muito antes de 2030, e mais: deve-se buscar o fim da supressão legal da vegetação nativa da região. Neste boletim são citadas as dez principais razões para colocar fim à destruição da maior floresta tropical do planeta.