Cenários possíveis para a Amazônia no contexto das eleições brasileiras de 2022

7 de julho de 2022

jul 7, 2022

Olivia Zerbini e Patrícia Pinho

O desmatamento da Amazônia gera impactos socioambientais e climáticos em âmbitos nacional e global – e as eleições de 2022 serão chave para definir o futuro da região e do mundo. Neste cenário, o Amazoniar, iniciativa do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) para promover um diálogo global sobre a Amazônia, reúne nesta publicação informações-chave para que todos os brasileiros possam compreender melhor o atual contexto amazônico e algumas das possíveis soluções para o desenvolvimento sustentável da região.

A Amazônia Legal, parte da floresta localizada no território brasileiro, equivale a 58,9% do território do país e está presente em nove estados. As eleições deste ano colocam em jogo o futuro da conservação da floresta, da qualidade de vida de todo o planeta, e do posicionamento geopolítico do Brasil e suas oportunidades econômicas e estratégicas.

As eleições também colocam em evidência a enorme possibilidade de avançar com uma agenda que agregue valor à biodiversidade e à floresta em pé; que promova a inclusão social, sobretudo de populações locais tradicionais e indígenas; e que crie oportunidades de geração de renda e empregos “verdes”. Em perspectiva global, a proteção da Amazônia é crucial para assegurar o equilíbrio climático e a habitabilidade da Terra a curto, médio e longo prazo.

A seguir, apresentamos dados sobre a Amazônia junto com dois cenários preditivos, para o futuro da floresta e da geopolítica ambiental brasileira após as eleições de 2022. As informações foram divididas em três dimensões: (1) desmatamento, (2) qualidade de vida e (3) geopolítica.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Forest fires in the Amazon: short-term individual benefits versus long-term societal costs

Forest fires in the Amazon: short-term individual benefits versus long-term societal costs

Fire is the least expensive and most broadly used method of clearing land and converting forest biomass into soil nutrients for pastures and crops in the tropics. Fire is also used to control weeds and to reinvigorate palatable pasture grasses. Even if beneficial for farmers over the short run, intensification of deforestation and burning impose long-term costs on individuals and society.