Cenários possíveis para a Amazônia no contexto das eleições brasileiras de 2022

7 de julho de 2022

jul 7, 2022

Olivia Zerbini e Patrícia Pinho

O desmatamento da Amazônia gera impactos socioambientais e climáticos em âmbitos nacional e global – e as eleições de 2022 serão chave para definir o futuro da região e do mundo. Neste cenário, o Amazoniar, iniciativa do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) para promover um diálogo global sobre a Amazônia, reúne nesta publicação informações-chave para que todos os brasileiros possam compreender melhor o atual contexto amazônico e algumas das possíveis soluções para o desenvolvimento sustentável da região.

A Amazônia Legal, parte da floresta localizada no território brasileiro, equivale a 58,9% do território do país e está presente em nove estados. As eleições deste ano colocam em jogo o futuro da conservação da floresta, da qualidade de vida de todo o planeta, e do posicionamento geopolítico do Brasil e suas oportunidades econômicas e estratégicas.

As eleições também colocam em evidência a enorme possibilidade de avançar com uma agenda que agregue valor à biodiversidade e à floresta em pé; que promova a inclusão social, sobretudo de populações locais tradicionais e indígenas; e que crie oportunidades de geração de renda e empregos “verdes”. Em perspectiva global, a proteção da Amazônia é crucial para assegurar o equilíbrio climático e a habitabilidade da Terra a curto, médio e longo prazo.

A seguir, apresentamos dados sobre a Amazônia junto com dois cenários preditivos, para o futuro da floresta e da geopolítica ambiental brasileira após as eleições de 2022. As informações foram divididas em três dimensões: (1) desmatamento, (2) qualidade de vida e (3) geopolítica.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Developing social and environmental safeguards for REDD+: a guide for a bottom-up approach

Developing social and environmental safeguards for REDD+: a guide for a bottom-up approach

This guide describes a process for developing REDD+ socio and environmental safeguards in Brazil that is based on a broad participation of all parties involved. The discussion process included the private sector, environmental organizations, representatives of indigenous peoples and local communities, smallholders, and research institutions.

Legislação ambiental: Mato Grosso

Legislação ambiental: Mato Grosso

No trabalho temos como objetivo detalhar as regras de cumprimento da legislação federal e estadual do Mato Grosso, no que diz respeito à cobertura vegetal da propriedade, especificando as leis que regem a Reserva Legal, Área de Preservação Permanente, desmatamento e uso controlado do fogo.