Amazônia em Pauta 2: "PRONAF" na Amazônia: Quais os desafios?

30 de outubro de 2013

out 30, 2013

Stella Z. Schons, Andrea Azevedo, Ane Alencar

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF – foi criado com objetivo de atender aos produtores rurais da agricultura familiar, historicamente com dificuldades de acesso ao crédito rural. Desde a sua criação, em meados da década de 1990, esse programa passou por diversas transformações.

Embora esse programa represente uma grande vitória, ao incluir a agricultura familiar de maneira específica na pauta das políticas públicas de fomento à produção no Brasil e de apresentar avanços importantes ao longo do tempo, diversas análises indicam, ainda, a existência de uma série de gargalos que dificultam a aplicação de seus recursos.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Moratória da soja: 4º ano do mapeamento e monitoramento do plantio de soja no bioma Amazônia

Moratória da soja: 4º ano do mapeamento e monitoramento do plantio de soja no bioma Amazônia

Com base em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), relatório mostra que no quarto ano da Moratória da Soja, correspondente à safra de 2010-2011, a oleaginosa foi identificada em 11.698 hectares (ha) de áreas desmatadas na Amazônia após 2006. O número revela aumento em relação à safra anterior (2009/2010), quando foram mapeados 6.295 ha.

Assentamentos Sustentáveis na Amazônia: o desafio da produção familiar em uma economia de baixo carbono

Assentamentos Sustentáveis na Amazônia: o desafio da produção familiar em uma economia de baixo carbono

A iniciativa traz um arcabouço de referências visando contribuir para a promoção de territórios rurais sustentáveis na Amazônia. Por meio de investimentos e parcerias coordenadas, a iniciativa permitiu o alcance de resultados nas dimensões ambiental, social e econômica. Neste sentido, o programa pode ser considerado um caso de Big Push para a Sustentabilidade da agricultura familiar da Amazônia.

Manifesto Cerrado

Manifesto Cerrado

Organizações da sociedade civil pedem uma medida imediata em defesa do Cerrado a ser tomada pelas empresas que compram soja e carne desse bioma, assim como os investidores que atuam nesses setores, no sentido de adotarem políticas e compromissos eficazes para eliminar o desmatamento e desvincular suas cadeias produtivas de áreas naturais recentemente convertidas.