A gestão ambiental e territorial de Terras Indígenas da Amazônia brasileira: uma questão climática

14 de janeiro de 2017

jan 14, 2017

Martha Fellows Dourado, Carolina Correa Nóbrega, Fernanda Bortolotto, Ane Alencar, Paulo Moutinho

As Terras Indígenas protegem uma grande proporção da Amazônia brasileira, contribuindo para a redução do desmatamento e manutenção do equilíbrio climático da região. Este papel ecológico é consequência direta da gestão ambiental e territorial que os povos indígenas praticam tradicionalmente a milhares de anos. O cenário político atual e o avanço do desmatamento e de outras atividades antrópicas têm ameaçado a autonomia e direitos historicamente conquistados. Adicionado a esse cenário, as mudanças climáticas têm o potencial de agravar os impactos ambientais que as Terras Indígenas estão expostas, ameaçando suas tradições e modos de vida. Neste trabalho nós discutimos como o cenário político e outras ameaças têm afetado os povos indígenas brasileiros, os efeitos das mudanças climáticas em seus territórios e os meios de adaptação a tais mudanças. Como parte das possíveis ações de adaptação, apresentamos uma ferramenta de gestão para o planejamento da gestão ambiental e territorial das terras indígenas.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Assentamentos Sustentáveis na Amazônia: agricultura familiar e sustentabilidade ambiental na maior floresta tropical do mundo.

Assentamentos Sustentáveis na Amazônia: agricultura familiar e sustentabilidade ambiental na maior floresta tropical do mundo.

O Projeto Assentamentos Sustentáveis (PAS), que o IPAM coordenou entre 2012 e 2017, promoveu uma agricultura familiar capaz de enfrentar um futuro de clima alterado, mas sem deixar de ser próspera e atraente, especialmente à nova geração de produtores. O projeto...

Amazonia at the millennium

Amazonia at the millennium

Much of what we thought was true about Amazon rainforests has turned out to be not quite so. As perceptions sharpen, the value of the Amazon ecosystem is becoming more fully appreciated, as are the consequences of converting this forest to other uses. Even though...