Aplicativo Tô no Mapa tem novo recurso para proteção de dados

9 de julho de 2021 | Notícias

jul 9, 2021 | Notícias

A última versão do aplicativo Tô no Mapa – desenvolvido pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e pelo ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza), com o apoio da Rede Cerrado – traz um novo botão de publicidade dos dados cadastrados pelas comunidades tradicionais. O objetivo é respeitar as informações compartilhadas dentro da ferramenta, conforme as determinações da lei LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Dessa forma, é fundamental que as populações já inscritas no app acessem novamente a ferramenta para marcar a opção de autorizar ou não a divulgação dos dados de seus territórios. Isso porque todas as informações inseridas pelas comunidades no aplicativo Tô no Mapa são sigilosas até que cada população autorize a sua publicação.

Caso seja autorizado, os dados serão divulgados no website do Tô no Mapa, seguindo as mesmas diretrizes e objetivos que orientam a iniciativa: somar forças para a garantia de direitos e o reconhecimento e proteção dos territórios comunitários, além de fornecer subsídios para a construção de políticas públicas focadas nas regiões cadastradas.

Vale reforçar que os dados pessoais de quem realiza o cadastro da comunidade no aplicativo não serão públicos. Eles servem apenas para consulta interna em caso de contato e confirmação da veracidade das informações inseridas na ferramenta.

Outra novidade é o espaço para anexar a ata da reunião da comunidade. Esse documento é requisito necessário para garantir uma participação ampla e coletiva da comunidade no processo de decisão e realização do cadastramento. O site do aplicativo disponibiliza um modelo de ata para o registro.

Acompanhe os resultados na próxima terça-feira (20)

Para apresentar os primeiros resultados do aplicativo Tô no Mapa e falar sobre a importância do mapeamento, uma live será transmitida na próxima terça, dia 20 de julho, às 17h horário de Brasília.

O evento terá a participação da liderança comunitária no Mato Grosso do Sul, Nélida Terena, e representantes do IPAM, Instituto Cerrados e Rede Cerrado. Acompanhe ao vivo pelo canal do Ispn no Youtube.

Sobre o Tô no Mapa

Lançado em outubro de 2020, o aplicativo possibilita o automapeamento de territórios de povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares. Nele, cada comunidade pode inserir suas características e seus locais de uso do solo, bem como focos de conflito. A proposta é construir um mapa com informações sobre as populações tradicionais e rurais de todo o Brasil.

Mais de cinco mil famílias já utilizaram o Tô no Mapa para realizar o automapeamento de seus territórios e comunidades. Até o momento, o app registrou o cadastramento de 53 comunidades tradicionais, espalhadas por 23 estados, segundo aponta o primeiro relatório de povoamento do Tô no Mapa, lançado no final de junho.

A ferramenta já está disponível para Android e para iOS.



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also