*Por Luiza Melo
Com o intuito de apoiar a produção sustentável e o desenvolvimento socioeconômico nos biomas Amazônia e Cerrado, o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) realizou uma capacitação em apicultura para os Associados da Apiquer e demais produtores familiares de mel em Querência (MT) no último domingo (29). A iniciativa é uma parceria do Instituto com o Programa REM MT (REDD Early Movers/Mato Grosso) e a Secretaria de Agricultura de Querência e teve como objetivo profissionalizar os apicultores no fluxograma e organização industrial do espaço.
A Casa do Mel, iniciada na década de 90 por apicultores da região, foi reformada e entregue em maio deste ano pelo IPAM por meio de recursos do Programa REM e gestão do FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), beneficiando cerca de 20 produtores da cadeia produtiva do mel. Ao todo, foram quatro capacitações em apicultura nas diferentes etapas de produção, desde a inauguração do espaço.
Ao longo da execução do projeto foram entregues: a edificação da Casa do Mel; equipamentos industriais para extração, processamento e beneficiamento; EPIs ; assistência técnica e capacitações; realização de pesquisas de mercados consumidores; além de criação de logomarcas e design de embalagens para comercialização.
“Para nós, o encerramento do ciclo da cadeia do mel representa o sucesso da execução do projeto e a possibilidade de crescimento de uma atividade rentável e sustentável em Querência, como um meio de fortalecimento econômico da agricultura familiar, e produção de alimentos de qualidade para o consumidor final”, afirma Fernanda Xavier, pesquisadora do IPAM.
*Estagiária sob supervisão de Sara Raíra Leal