IPAM e parceiros oferecem curso de inverno para alunos de pós-graduação

31 de maio de 2017 | Notícias

maio 31, 2017 | Notícias

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), em parceria com a Universidade de Chicago, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o Woods Hole Research Center (WHRC), promove pelo segundo ano uma oportunidade para alunos da pós-graduação estudarem os principais desafios da política ambiental no Brasil.

Serão selecionados três estudantes de universidades brasileiras para passarem dez semanas em Brasília analisando os efeitos do desmatamento na Amazônia com o objetivo final de criar recomendações práticas para o governo brasileiro.

Esta será uma oportunidade para os alunos do curso compreenderem como a pesquisa pode ser usada para gerar mudanças de grande escala em um dos ecossistemas mais importantes e vulneráveis do mundo. Serão abordados temas, como: as oportunidades políticas para preservar e expandir áreas protegidas na Amazônia e a implementação do Código Florestal para garantir florestas e matas ciliares.

Os alunos irão trabalhar em equipe de forma colaborativa e multidisciplinar, juntamente a um grupo internacional de estudantes, pesquisadores ambientais e especialistas em políticas. Os estudantes também vão conhecer a Fazenda Tanguro, em Querência (MT), local em que os pesquisadores Paulo Brando (IPAM), Christopher Neill (WHRC), Michael Coe (WHRC) e outros realizam pesquisas relacionadas à agricultura e à conservação.

Podem se candidatar os estudantes de pós-graduação (mestrado ou doutorado) de todas as universidades brasileiras. Será dada preferência a candidatos com experiência nas áreas de análise de dados, SIG, ciências biológicas, ciências físicas e naturais, geografia e políticas públicas, além de habilidades para se comunicar bem em inglês com os estudantes da Universidade de Chicago.

As atividades serão realizadas no período de 19 de junho até 25 de agosto em Brasília. O curso não cobre os gastos dos estudantes. Os interessados devem enviar o currículo resumido e uma carta de apresentação (em inglês, de no máximo 2 páginas) para Raissa Guerra  raissa.guerra@ipam.org.br até o dia 7 de junho com o título do e-mail: Curso de Inverno IIC-IPAM.

Veja também

See also