Developing social and environmental safeguards for REDD+: a guide for a bottom-up approach

9 de dezembro de 2010

dez 9, 2010

Talía Manceira Bonfante, Maurício Voivodic, Luís Meneses Filho

This guide describes a process for developing REDD+ socio and environmental safeguards in Brazil that is based on a broad participation of all parties involved. The discussion process included the private sector, environmental organizations, representatives of indigenous peoples and local communities, smallholders, and research institutions.

Bonfante, T.M.; Voivodic, M.; Meneses Filho, L.Developing Social and Environmental Safeguards for REDD+ : A guide for a bottom-up approach. December, 2010.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Assentamentos Sustentáveis na Amazônia: agricultura familiar e sustentabilidade ambiental na maior floresta tropical do mundo

Assentamentos Sustentáveis na Amazônia: agricultura familiar e sustentabilidade ambiental na maior floresta tropical do mundo

Coordenado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) entre 2012 e 2017, o projeto “Assentamentos Sustentáveis na Amazônia (PAS): o desafio da produção familiar em uma economia de baixo carbono”, que será apresentado nesta publicação, fornece subsídios para a construção desse novo modelo de agricultura familiar, capaz de enfrentar os desafios impostos pela agricultura de baixo carbono e de levar desenvolvimento sustentável para a região. Em cinco anos de atividades, o PAS beneficiou 2.700 famílias de três assentamentos de reforma agrária no Estado do Pará, mostrando que é possível reduzir o desmatamento em 73% e aumentar a produção, em média, em 120%. Para chegar a esse resultado, foram empregadas medidas para regularização ambiental, melhoria dos sistemas produtivos, fomento da cadeia de valor e valorização da floresta em pé, que serão apresentadas neste sumário executivo e detalhadas na publicação.