Revista Clima e Floresta – Especial Transamazônica

10 de abril de 2011

abr 10, 2011

Nesta edição especial da revista eletrônica do IPAM destaca-se a assinatura do Protocolo de Intenções que cria, na forma de projeto de lei, o primeiro consórcio intermunicipal para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono na Amazônia. Leia esta e outras notícias da newsletter.

Newsletter Clima e Floresta nº 31 – Edição Especial Transamazônica. Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM. Brasília, abril de 2011.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

REDD no Brasil: um enfoque amazônico

REDD no Brasil: um enfoque amazônico

O livro apresenta e discute as condições favoráveis do Brasil à implementação de um regime nacional de REDD+ e propõe dois modelos de estrutura institucional para a repartição de benefícios: um baseado na distribuição por estados e outra por categorias fundiárias. REDD+ é aqui discutido como um elemento importante na transição do modelo de desenvolvimento da Amazônia para um de baixas emissões de carbono, com distribuição de renda e justiça social.

Estimulando a demanda por reduções de emissões de REDD+ no Brasil

Estimulando a demanda por reduções de emissões de REDD+ no Brasil

Informações preliminares do quinto relatório de avaliação (AR5; sigla em inglês) do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC; sigla em inglês) mostram que o tempo para limitar o aquecimento global a 2°C neste século está se esgotando. Ações globais de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) para que se atinja este objetivo se tornam ainda mais urgentes.