IPAM participa de lançamento do Balanço Ético Global em Bogotá

22 de agosto de 2025 | Notícias

ago 22, 2025 | Notícias

O Balanço Ético Global foi apresentado, nesta quinta-feira (21), durante o Diálogo da América do Sul, Central e Caribe, em Bogotá, Colômbia. O evento busca inserir dimensões éticas nas negociações climáticas a serem realizadas na COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), em novembro, em Belém.

A atividade reuniu cerca de 30 participantes, entre lideranças religiosas, políticas, empresariais, artistas, representantes de povos indígenas, comunidades locais e afrodescendentes, jovens, cientistas, formuladores de políticas públicas e ativistas da região.

André Guimarães, diretor executivo do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e Enviado Especial da COP30 para a Sociedade Civil, participou do lançamento do balanço a convite do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30. “Nós ouvimos dezenas de pessoas, lideranças e líderes comunitários, trazendo uma visão de que a questão climática, no fundo, é uma questão ética. Nós estamos diante de um desafio que diz respeito à nossa vida neste planeta”, afirmou o diretor-executivo.

Segundo ele, o evento contou com “mensagens claras” por parte de comunidades tradicionais e de grupos indígenas acerca de uma maior necessidade de inclusão e diálogo e da importância de olhar para as minorias, que, por estarem em maior condição de vulnerabilidade, são mais propensas a serem afetadas pelas mudanças climáticas.

“Esse evento talvez seja um dos momentos mais importantes dessa construção para a COP30, porque é um momento em que as autoridades e as lideranças da COP escutam, de fato, os anseios e as esperanças da sociedade. Aqui, a gente viu lágrimas, choro, risos e alegria. É um momento em que as emoções humanas se unem aos desafios técnicos e políticos para a gente combater as mudanças climáticas”, declarou Guimarães.

Além de Guimarães e de Corrêa do Lago, participaram do evento também outras autoridades, como Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile e colíder do Balanço Ético Global para a América do Sul, Central e Caribe; e Marina Silva, ministra do Meio Ambiente de Mudança do Clima do Brasil.

Balanço Ético Global

A partir de uma abordagem ética, o Balanço Ético Global complementa diagnósticos como o GST (sigla em inglês para Balanço Global), balanço feito a cada cinco anos para avaliar se os países estão cumprindo suas metas climáticas.

O Balanço Ético Global traz ações que ainda precisam ser implementadas em prol das mudanças do clima, respeitando conhecimentos da ciência e de povos e comunidades tradicionais, e alinhadas à meta do Acordo de Paris de reduzir em 1,5ºC a temperatura média do planeta, comparada aos níveis pré-industriais.

O encontro reuniu diversos grupos da sociedade civil da América do Sul, Central e Caribe com o objetivo de produzir uma perspectiva ética para as negociações. A partir dos diálogos feitos no evento, um relatório regional será produzido. O documento será incluído no relatório-síntese global, que será utilizado para embasar as decisões da COP.

Agenda de Ação da COP30

Além de marcar presença no lançamento do balanço, Guimarães também participou da apresentação da Agenda de Ação da COP30, onde se reuniu com outras instituições da sociedade civil da Colômbia.“Foi uma reunião extremamente produtiva. O que mais me impressionou foi o engajamento e a vontade da sociedade civil colombiana de participar efetivamente da agenda climática”, afirmou.

O documento da agenda vem sendo construído para servir como um legado da COP e apresentar soluções voltadas à implementação de medidas já existentes que aceleram a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera.

Crédito da imagem: Rogério Cassimiro/MMA

Veja também

See also