Caminhos para o Futuro que Queremos – Finanças Verdes: Cenário Brasileiro

21 de outubro de 2014

out 21, 2014

Erika Pinto, Osvaldo Stella, Paulo Moutinho

No presente artigo, Erika Pinto, Osvaldo Stella e Paulo Moutinho apresentam alguns dos principais instrumentos econômicos e incentivos financeiros previstos pela legislação brasileira tanto quanto aplicados pelos governos a nível nacional ou subnacional. Os autores ressaltam a pressão exercida pelo modelo econômico vigente sobre os recursos naturais, enfatizando a necessidade de uma transição entre ciclos produtivos poluentes e obsoletos no que tange à sustentabilidade em direção a alternativas com menor impacto ambiental.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

REDD no Brasil: um enfoque amazônico

REDD no Brasil: um enfoque amazônico

O livro apresenta e discute as condições favoráveis do Brasil à implementação de um regime nacional de REDD+ e propõe dois modelos de estrutura institucional para a repartição de benefícios: um baseado na distribuição por estados e outra por categorias fundiárias. REDD+ é aqui discutido como um elemento importante na transição do modelo de desenvolvimento da Amazônia para um de baixas emissões de carbono, com distribuição de renda e justiça social.

As madeireiras e a conservação da fauna

As madeireiras e a conservação da fauna

A exploração de madeira na Amazônia ainda é predatória em muitas áreas, mas muitos empresários do setor vêm se beneficiando da ‘certificação’ do produto, ou seja, a comprovação por instituições idôneas do uso de técnicas de manejo que minimizam impactos ambientais. Para isso, é preciso atender a critérios econômicos, sociais e ambientais.