*Por Nikole Cantoara
Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável da pecuária no Pará, uma capacitação foi realizada nos dias 23 a 24 de julho, em Belém, para lideranças estaduais e regionais da FETAGRI (Federação de Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares).
Por meio do programa Pecuária Sustentável do Pará, o encontro apresentou o projeto “Alcançando uma Visão Inclusiva para a Cadeia Produtiva de Gado no Brasil” e seus benefícios.
Com um total de 69 participantes, o evento foi realizado pela FETAGRI com o apoio do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), SEAF (Secretaria de Agricultura Familiar) e TNC (The Nature Conservancy).
“A atividade realizada permite que lideranças nacionais e regionais da FETAGRI tenham acesso a informações precisas sobre o programa, trazendo como consequência multiplicadores(a) que possam engajar agricultores familiares que trabalham dentro da cadeia da pecuária sustentável a entrarem no programa e contribuírem para o desenvolvimento sustentável”, afirma Edivan Carvalho, coordenador do IPAM no Pará.
Ângela de Jesus, agricultora familiar e secretária de administração e finanças da FETAGRI Pará, esteve no encontro. “O programa Pecuária Sustentável do Pará tem um conjunto de ações que trazem melhorias tanto econômicas como sociais e ambientais para os agricultores e agricultoras familiares que estão em campo”, comenta.
“É uma das melhores políticas públicas para a agricultura familiar por trazer a rastreabilidade do gado e, junto a isso, a regularização fundiária e ambiental”, relata José Josineis Oliveira dos Santos, coordenador da FETAGRI regional sul do Pará e um dos participantes do evento.
Programa Pecuária Sustentável do Pará
O IPAM compõe o Conselho Consultivo do Programa Pecuária Sustentável do Pará e, atualmente, é um dos seus coordenadores adjuntos. Esse Conselho tem como principal objetivo subsidiar o Conselho Gestor do Programa com orientações de ordem técnica, ambiental e jurídica, aprofundando as discussões e garantindo o monitoramento constante da efetividade das ações do Programa.
Estagiária de Comunicação*
