Acelerando estratégias de apdatação equitativa na Amazônia em meio às mudanças climáticas

10 de abril de 2025

abr 10, 2025

Patricia Pinho, Ane Alencar, Olivia Zerbini e Bibiana Garrido

Proteger e adaptar os povos e comunidades amazônicas vulneráveis às mudanças climáticas, embora custoso, é a forma mais econômica de evitar o colapso ambiental e de proteger o Brasil de perdas ainda maiores decorrentes da crise climática, alerta policy brief elaborado por pesquisadoras do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia). 

Segundo o documento, investir agora em adaptação e na proteção dos ecossistemas, com foco nos povos indígenas e comunidades tradicionais da floresta, representa um custo menor do que os danos socioeconômicos projetados, reforçando a urgência de ações coordenadas para evitar um colapso ecológico e social na região.

As pesquisadoras reforçam que as ações exigem investimentos para garantir a resiliência socioeconômica frente à crise climática. Na Amazônia, as perdas econômicas ao longo dos 30 anos seguintes ao ponto de inflexão – momento em que a floresta não conseguirá se sustentar e entrará em colapso – podem chegar a 3,5 trilhões de dólares.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Overview: Global fire regime conditions, threats, and opportunities for fire management in the tropics

Overview: Global fire regime conditions, threats, and opportunities for fire management in the tropics

The major sources of fire regime alteration worldwide include climate change, agriculture and ranching, deforestation, rural and urban development, energy production, fire exclusion and suppression, invasive species, plantations, and arson. Integrated fire management (IFM) is an approach that considers both damaging and beneficial fires within the context of the natural environments and socio-economic systems in which they occur. IFM takes into account fire ecology, socio-economic issues, and fire management technology to generate practical solutions to fire-related threats to biodiversity.

Resumo dos resultados da COP-17

Resumo dos resultados da COP-17

Documento faz uma compilação dos principais resultados da 17ª Conferência das Partes (COP-17) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, ocorrida entre 09 e 18 de dezembro de 2011, em Durban, África do Sul: o novo Protocolo de Kyoto, Salvaguardas de REDD+, Níveis de Referência, Fundo Verde para o Clima e LULUCF.