O impacto da regularização fundiária na economia verde

11 de dezembro de 2024

dez 11, 2024

Estudo publicado pelo IPAM na revista Stanford Social Innovation Review Brasil, verificou a existência de 57 mil propriedades fora dos sistemas do INCRA, o que resulta em mais de 9,9 milhões de hectares de terras sem cadastro. Quando somadas às áreas já registradas no Sigef (Sistema Nacional de Gestão Fundiária), o total ultrapassa 25 milhões de hectares de terras públicas ocupadas sem regularização. 

Além disso, há 109 mil imóveis georreferenciados registrados no sistema do INCRA, com requerimentos de regularização fundiária. Desse total, 97 mil imóveis configuram pequenas e médias propriedades, o que corresponde a uma área significativa de 6,3 milhões de hectares, enquanto grandes propriedades ocupam 2,5 milhões de hectares aptos à regularização. 

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Desenvolvimento territorial – Diretrizes para a região da BR-163 – Volume 2

Desenvolvimento territorial – Diretrizes para a região da BR-163 – Volume 2

Consiste na segunda compilação de uma série de artigos acadêmicos produzidos no âmbito do Projeto Diálogos por pesquisadores membros das instituições que compõem o consórcio WWF-Brasil, Instituto Centro Vida (ICV),Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento(Cirad), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia(IPAM)e Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília(CDS/UnB).