Secas amplificam perdas de umidade do solo em florestas queimadas do Sudeste da Amazônia

1 de novembro de 2024

nov 1, 2024

Antônio C. Silveiro1,2 , Divino V. Silvério1,3 , Marcia N. Macedo2,4, Michael T. Coe2,4 , Leandro Maracahipes2,5,6 , Maria Uribe6 , Leonardo Maracahipes‐Santos2 , Paulo Tarso S. Oliveira7 , Ludmila Rattis2,4, and Paulo M. Brando1,2,4,6

Secas, queimadas e desmatamento fazem com que florestas estoquem mais água do solo como forma de sobreviver, tornando esses ambientes mais secos, suscetíveis ao fogo e diminuindo as chuvas nas regiões próximas. Dados foram divulgados no artigo “Secas amplificam perdas de umidade do solo em florestas queimadas do Sudeste da Amazônia”, fruto do PELD (Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração), projeto do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) realizado na Estação de Pesquisa Tanguro, que estuda as interações entre natureza e áreas agrícolas na fronteira entre Cerrado e Amazônia.

O artigo detalha como florestas enfraquecidas por queimadas e um clima adverso liberam menos água na atmosfera, deixando o regime de chuvas mais imprevisível,  aumentando a temperatura e prejudicando a produção agrícola na região. As alterações ecossistêmicas afetam diretamente os serviços naturais desempenhados pelas florestas e afetam diretamente os estilos de vida tradicionais dos povos e comunidades dessas áreas.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Sugestões de aperfeiçoamento do Sicar para a implementação do Código Florestal

Sugestões de aperfeiçoamento do Sicar para a implementação do Código Florestal

Esse relatório avalia se o sistema atende os quatro elementos destacados previamente para a boa gestão ambiental: transparência, coordenação com outros entes/bases, prevenção de fraudes e prestação de contas (accountability). Os dados foram coletados em duas reuniões com o SFB (março de 20153 e fevereiro de 2016) e na legislação aplicável ao tema. O relatório também apresenta, quando pertinente, prática de outros órgãos governamentais (na esfera federal ou estadual) em temas semelhantes. Os resultados são apresentados a seguir a partir de cada um dos temas elencados, com indicações de problemas e recomendações de melhoria.

Tabela: F2 – Visão panorâmica

Tabela: F2 – Visão panorâmica

Tabela "Sistematização do Cadastro do Empreendimento" adicional ao Guia Metodológico - Programa Ater Mais Gestão. O material faz parte do programa de capacitação Ater Mais Gestão, uma inciativa do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, implementado pelo...