Por Sara Leal*
O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) terá participação ativa na Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, a COP16, entre 21 de outubro e 1º de novembro, em Cali, na Colômbia.
Hoje, 22 de outubro, a diretora de Ciência do IPAM, Ane Alencar, participa do evento Tecnologia e Ação de Natureza Corporativa: Fortalecendo a Responsabilidade no Sul Global. A sessão apresentará ferramentas inovadoras que impulsionam a transparência corporativa e a responsabilidade ambiental e social na África, Indonésia e América Latina, com estudos de caso da Southern Africa Resource Watch, Auriga Nusantara, IPAM e Fundación Avina.
No dia 25 de outubro, o Instituto anunciará sua entrada no GLF (Global Landscapes Forum) durante o 7º Simpósio de Casos de Investimento GLF, tornando-se seu 35º membro junto a organizações como a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), o WRI (World Resources Institute), entre outros.
“Há mais de dez anos, o GLF reúne pessoas e setores como empresas, governos, sociedade civil, que trabalham com diferentes usos do solo. É uma plataforma onde acontecem discussões aprofundadas e o IPAM tem muito a contribuir para este debate, em especial devido ao trabalho que realiza, tanto de produção de dados quanto apoio em campo, de conservação de florestas e busca por um modelo de produção agropecuária mais resiliente e sustentável ao clima”, afirma André Guimarães, diretor executivo do IPAM.
A parceria será oficializada durante a plenária Mobilizando Bilhões: Caminhos para Alcançar o Quadro Global da Biodiversidade, com participação de Ane Alencar, diretora de Ciência do IPAM. Os painelistas discutirão os obstáculos financeiros e as soluções inovadoras necessárias para atingir o objetivo de mobilizar 200 mil milhões de dólares anualmente para apoiar o Quadro Global de Biodiversidade.
No dia 28 de outubro, a convite da OIM (Organização Internacional para as Migrações), Patrícia Pinho, diretora-adjunta de Pesquisa do IPAM, participará do evento Planeta em movimento: Biodiversidade, alterações climáticas e mobilidade na COP16. Os painelistas discutirão sobre mobilidade humana, mudanças climáticas e perda de biodiversidade.
No dia 29 de outubro, o IPAM, Instituto Igarapé e Instituto Arapyaú realizam o Painel de especialistas: Ampliando empresas verdes e impacto social na Bacia Amazônica e além. Gabriela Savian, diretora-adjunta de Políticas Públicas do IPAM, participará do evento levando exemplos de iniciativas da bioeconomia, além de estratégias, oportunidades e desafios para alavancar este mercado e melhorar a vida das pessoas.
A COP16 é a primeira desde o Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, que estabelece metas para a proteção da natureza até 2030, como conservar 30% dos solos e oceanos do planeta.
Durante a Conferência, a expectativa é de que os países apresentem suas EPANBs (Estratégias e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade) atualizados para a implementação do acordo.
Confira a agenda do IPAM durante a COP16:
Programação abaixo sujeita a alterações. Para as principais atualizações, confira as redes sociais do IPAM.
22 de outubro (terça-feira)
Tecnologia e Ação de Natureza Corporativa: Fortalecendo a Responsabilidade no Sul Global
• Horário: 12h às 13h (Cali), 14h às 15h (Brasília)
• Local: Nature Positive Pavilion (Zona Azul)
• Participação: Ane Alencar, diretora de Ciência do IPAM; Seema Joshi, diretora de Estratégia Jurídica do The Accountability Accelerator; Timer Manurung, Chairman, presidente da Auriga Nusantara; Eduardo Rotela, gerente de programas da Fundação Avina.
25 de outubro (sexta-feira)
Mobilizando Bilhões: Caminhos para Alcançar o Quadro Global da Biodiversidade
• Horário: 9h15 às 10h15 (Cali), 11h15 às 12h15 (Brasília)
• Local: Museo La Tertulia
• Participação: Ane Alencar, diretora de Ciência do IPAM; Onno van den Heuvel, gerente global da Iniciativa de Financiamento da Biodiversidade do PNUD; Serge Wilmes, Ministro do Meio Ambiente, Clima e Biodiversidade, Governo de Luxemburgo; Carlos Manuel Rodriguez, CEO do GEF (TBC); Kumi Kitamori, Diretor Adjunto da Direção de Meio Ambiente (OCDE); Prof. Martin R. Stuchtey, fundador The Landbanking Group; Kleber Karipuna, Líder Indígena do Povo Karipuna e Coordenador Executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB); Dr. David Brand, Presidente Executivo da New Forests e Presidente Fundador da International Sustainable Forestry Coalition; Isabela Echeverry Penon, Diretora Sênior de Descoberta, BID LAB; Gilmer Yuimachi Castro, Diretor de Programas Bari Wesna.
28 de outubro (segunda-feira)
Planeta em movimento: Biodiversidade, alterações climáticas e mobilidade na COP16
• Horário: 9h30 às 10h30 (Cali), 11h30 às 13h30 (Brasília)
• Local: Pavilhão das Nações Unidas (Zona Azul)
• Participação: Patrícia Pinho, diretora-adjunta de Pesquisa do IPAM; Belén Moncayo, Especialista em Direitos Humanos e Conservação, Escritório da IUCN no México, América Central e Caribe; María Cristina Cifuentes, Diretoria de Mudanças Climáticas e Gestão de Riscos, Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia; Pablo Escribano, Especialista Regional em Migração, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, OIM.
29 de outubro (terça-feira)
Painel de especialistas: Ampliando empresas verdes e impacto social na Bacia Amazônica e além
• Horário: 11h30 às 12h15 (Cali), 13h30 às 14h15 (Brasília)
• Local: Pavilhão Amazonia Forever Pavilion (Zona Azul)
• Participação: Gabriela Savian, diretora-adjunta de Políticas Públicas do IPAM; Ilona Szabó, presidente do Instituto Igarapé; Roberto Waack, presidente do Conselho do Instituto Arapyaú; Simón Muñoz, Diretor Geral do Departamento Nacional de Planejamento da Colômbia; e Marcelo Furtado, chefe de sustentabilidade Itaúsa (TBC).
Informações à imprensa:
Cali:
Sara R. Leal
+ 55 (62) 99255-2742
sara.pereira@ipam.org.br
Brasília:
Marcelo Freitas
+ 55 (61) 99964-2598
marcelo.freitas@ipam.org.br
*Coordenadora de Comunicação do IPAM, sara.pereira@ipam.org.br