A exigibilidade e a quantificação do dano climático no âmbito da responsabilidade civil por desmatamento ilegal da vegetação nativa

13 de setembro de 2024

set 13, 2024

Nota técnica de autoria da ABRAMPA e do IPAM, elaborada sob a coordenação de Alexandre Gaio (ABRAMPA e MPPR) e de Paulo Moutinho (IPAM), com a participação da equipe jurídica do projeto ABRAMPA pelo Clima, por meio das advogadas Vivian Maria Pereira Ferreira (OAB/SP nº 313.405), Camila Barros de Azevedo Gato (OAB/SP nº 174.848) e Raquel Frazão Rosner (OAB/SP nº 464.689) e das pesquisadoras do IPAM Lívia Loureto e Rebecca Maranhão. O texto contou com a revisão técnica de Vinícius Lameira Bernardo (Coordenador Técnico do Núcleo de Capacitação do Projeto Abrampa pelo Clima), e de Ivan Carneiro Castanheiro (MPSP) e Carlos Alberto Valera (MPMG) (Diretores de Publicações Técnico-Jurídicas da ABRAMPA).

Reagir contra o desmatamento é reagir contra a emergência climática. Nesse cenário, ganham centralidade os esforços preventivos e repressivos em prol da preservação das florestas e demais formas de vegetação nativa, o que inclui as medidas de responsabilização pelos danos produzidos ao sistema climático em casos de desmatamento.

A presente Nota Técnica busca contribuir para a efetividade dessas medidas, aprofundando os pressupostos técnicos e jurídicos para que se possa exigir, com segurança e rigor técnico, a responsabilização do infrator por danos climáticos em casos de desmatamento ilegal.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Commodity production in Brazil, it is not (all) about deforestation: combining zero deforestation and zero illegality

Commodity production in Brazil, it is not (all) about deforestation: combining zero deforestation and zero illegality

In the last eight years, we have seen a drastic reduction in deforestation rates in the Brazilian Amazon. The annual deforestation rate in 2014 (484.8 thousand ha) was 75% lower than the historical average between 1996 and 2005 (1.95 million ha). This reduction has...

Boletim Amazônia em Pauta 8 – 10 razões para o desmatamento zero ilegal e legal na Amazônia

Boletim Amazônia em Pauta 8 – 10 razões para o desmatamento zero ilegal e legal na Amazônia

No que se refere à redução do desmatamento amazônico e de suas emissões associadas, a meta estabelecida precisa urgentemente ser cumprida muito antes de 2030, e mais: deve-se buscar o fim da supressão legal da vegetação nativa da região. Neste boletim são citadas as dez principais razões para colocar fim à destruição da maior floresta tropical do planeta.