Cerrado deforestation threatens regional climate and water availability for agriculture and ecosystems

8 de setembro de 2022

set 8, 2022

Ariane A Rodrigues, Marcia N Macedo, Divino V Silvério, Leandro Maracahipes, Michael Coe, Paulo Brando, Julia Shimbo, Raoni Rajão, Britaldo Soares-Filho, Mercedes Bustamante

A conversão de áreas nativas do Cerrado para pastagens e agricultura já tornou o clima na região quase 1°C mais quente e 10% mais seco. O estudo abordou impactos históricos e futuros da expansão agrícola sobre o clima regional do Cerrado, um hotspot global de biodiversidade.

O trabalho foi liderado por pesquisadores da UnB (Universidade de Brasília), em colaboração com outras universidades e instituições de pesquisa tais como o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia) e o Woodwell Climate Research Center.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Moratória da soja: 4º ano do mapeamento e monitoramento do plantio de soja no bioma Amazônia

Moratória da soja: 4º ano do mapeamento e monitoramento do plantio de soja no bioma Amazônia

Com base em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), relatório mostra que no quarto ano da Moratória da Soja, correspondente à safra de 2010-2011, a oleaginosa foi identificada em 11.698 hectares (ha) de áreas desmatadas na Amazônia após 2006. O número revela aumento em relação à safra anterior (2009/2010), quando foram mapeados 6.295 ha.