Monitoramento de políticas públicas e sociedade civil: gestão e participação

29 de junho de 2015 | Notícias

jun 29, 2015 | Notícias

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), em parceria com a Fundação Moore estão organizando o Seminário sobre Gestão de Plataformas de Monitoramento de Políticas Públicas Ambientais.

O seminário tem o objetivo de discutir modelos de gestão de plataformas de monitoramento de políticas públicas, entendendo os limites e potenciais de arranjos formados pela sociedade civil, pelo governo e na gestão compartilhada entre governos e sociedade. O evento será realizado em Brasília no dia 30 de Junho de 2015. Estarão reunidos no evento representantes da sociedade civil que realizam o monitoramento de políticas públicas através de diferentes tipos de iniciativas. No evento os participantes irão compartilhar suas experiências e discutir desafios e potencialidades dos diferentes tipos de plataforma, assim como sua interface com o governo. Outro seminário sobre plataformas de monitoramento, com participação dos governos estaduais e federal, é esperado para o segundo semestre.

O evento acontece dentro do escopo da iniciativa do IPAM chamada Plataforma Indicar Estados. A plataforma online é composta por indicadores de impacto das principais políticas públicas adotadas pelos estados do Acre, Amazonas, Pará e Mato Grosso para prevenção e controle do desmatamento, reunidas nos Planos Estaduais de Prevenção e Controle do Desmatamento (PCCDs). Os indicadores de impacto foram construídos junto às OEMAs e Comitês Executivos dos PPCDs ao longo de 2013 e 2014, e devem subsidiar análises sobre a efetividade dessas políticas.

Veja também

See also