Mecanização para produção de grãos aumenta produção agrícola em assentamentos rurais

6 de agosto de 2015 | Notícias

ago 6, 2015 | Notícias

A equipe do IPAM, em parceria com a prefeitura de Senador José Porfírio – PA, realizou nos dias 28 e 29 de julho um curso para capacitar agricultores no uso de mecanização agrícola para a produção de grãos. O curso foi realizado na Casa Familiar Rural (CFR) de Senador José Porfirio, e contou com a participação de agricultores beneficiados pelo projeto “Recuperação de áreas alteradas para a produção de alimentos em propriedades de agricultura familiar de Placas, Uruará, Medicilândia, Brasil Novo, Anapu, Pacajá, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio”, agricultores envolvidos no Projeto Assentamentos Sustentáveis e alunos da CFR.Durante o curso, a equipe do IPAM apresentou técnicas para utilização da mecanização como alternativa para produção de grãos, destacando que o uso dessa tecnologia possibilita tornar áreas improdutivas em áreas de grande potencial produtivo. Além disso, evita a abertura de novas áreas de floresta para produção agrícola.

“A última roça ’pé no toco‘ que fiz aqui, não colhi nada. Através do projeto eu consegui uma boa produção na minha área. O uso da mecanização também reduziu o desmatamento, a fumaça e o fogo”, afirmou o agricultor Siriaco Pereira de Oliveira.

No segundo dia de atividade, os agricultores foram a campo, onde puderam conversar com a equipe sobre os implementos agrícolas utilizados na mecanização e sobre técnicas de preparo do solo. Também puderam dialogar sobre os problemas que a mecanização para a produção agrícola utilizada de forma inadequada pode provocar no solo.

O agricultor Wilson Ferreira da Silva, destacou a importância de participar do curso e os benefícios de trabalhar com mecanização “Com a roça mecanizada eu consegui produzir 45 sacas de milho em 1 h, o que eu não conseguiria da forma tradicional. E ainda produzi outros alimentos na mesma área.. Participar desse curso me ajudou muito, porque agora sei técnicas que vão ajudar muito na minha produção”.

Esta foi a primeira capacitação realizada no âmbito do projeto “Recuperação de áreas alteradas para a produção de alimentos em propriedades de agricultura familiar de Placas, Uruará, Medicilândia, Brasil Novo, Anapu, Pacajá, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio”. A partir do mês de agosto será dada continuidade na atividade com a realização do curso e dia de campo para as famílias dos demais municípios participantes do projeto.

Veja também

See also