Nosso
propósito
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização científica, não governamental, apartidária e sem fins lucrativos que desde 1995 trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Nosso propósito é consolidar, até 2035, o modelo de desenvolvimento tropical da Amazônia e do Cerrado, por meio da produção de conhecimento, implementação de iniciativas locais e influência em políticas públicas, de forma a impactar o desenvolvimento econômico, a igualdade social e a preservação do meio ambiente.
A nossa missão é promover ciência, educação e inovação para uma Amazônia e um Cerrado ambientalmente saudáveis, economicamente prósperos e socialmente justos.
Em 1995, ainda influenciados pelos desdobramentos da ECO 92, um grupo de pesquisadores se juntou em Belém para criar o IPAM, uma organização não governamental com uma abordagem pioneira: produzir conhecimento científico engajado a ações no campo e discussão de políticas públicas. Naquele momento havia muitas perguntas sobre a Amazônia e a velocidade e as causas da sua devastação, sua influência na regulação climática e os passos para gerar um modelo de desenvolvimento sustentável para a população local.
Ao longo dos anos, o IPAM deu importantes contribuições para o Brasil e o mundo produzindo conhecimento e testando a aplicação e a viabilidade de políticas públicas. Depois de 28 anos se conhece mais sobre a Amazônia e sobre o Cerrado, mas os desafios persistem e se renovam. Aquele pequeno grupo se expandiu para nove escritórios e cerca de cem colaboradores, mas a abordagem do IPAM se mostra ainda necessária.
Nossa
história