Cenários possíveis para a Amazônia no contexto das eleições brasileiras de 2022

7 de julho de 2022

jul 7, 2022

Olivia Zerbini e Patrícia Pinho

O desmatamento da Amazônia gera impactos socioambientais e climáticos em âmbitos nacional e global – e as eleições de 2022 serão chave para definir o futuro da região e do mundo. Neste cenário, o Amazoniar, iniciativa do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) para promover um diálogo global sobre a Amazônia, reúne nesta publicação informações-chave para que todos os brasileiros possam compreender melhor o atual contexto amazônico e algumas das possíveis soluções para o desenvolvimento sustentável da região.

A Amazônia Legal, parte da floresta localizada no território brasileiro, equivale a 58,9% do território do país e está presente em nove estados. As eleições deste ano colocam em jogo o futuro da conservação da floresta, da qualidade de vida de todo o planeta, e do posicionamento geopolítico do Brasil e suas oportunidades econômicas e estratégicas.

As eleições também colocam em evidência a enorme possibilidade de avançar com uma agenda que agregue valor à biodiversidade e à floresta em pé; que promova a inclusão social, sobretudo de populações locais tradicionais e indígenas; e que crie oportunidades de geração de renda e empregos “verdes”. Em perspectiva global, a proteção da Amazônia é crucial para assegurar o equilíbrio climático e a habitabilidade da Terra a curto, médio e longo prazo.

A seguir, apresentamos dados sobre a Amazônia junto com dois cenários preditivos, para o futuro da floresta e da geopolítica ambiental brasileira após as eleições de 2022. As informações foram divididas em três dimensões: (1) desmatamento, (2) qualidade de vida e (3) geopolítica.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Effects of partial throughfall exclusion on the phenology of Coussarea racemosa (Rubiaceae) in an east-central Amazon rainforest

Effects of partial throughfall exclusion on the phenology of Coussarea racemosa (Rubiaceae) in an east-central Amazon rainforest

Severe droughts may alter the reproductive phenology of tropical tree species, but our understanding of these effects has been hampered by confounded variation in drought, light and other factors during natural drought events. We used a large-scale experimental reduction of throughfall in an easterncentral Amazon forest to study the phenological response to drought of an abundant subcanopy tree, Coussarea racemosa. We hypothesized that drought would alter the production and the timing of reproduction, as well as the number of viable fruits.