Amazônia em Chamas 6: Desmatamento e fogo nas terras indígenas da Amazônia

30 de março de 2021

mar 30, 2021

Martha Fellows, Ane Alencar, Matheus Bandeira, Isabel Castro, Carolina Guyot

Esta nota técnica olha com atenção sobre a dinâmica de desmatamento e fogo nas terras indígenas (TIs) da Amazônia entre 2016 e 2020, para compreender como o pico recente nesses índices se reflete nessas áreas, e como atividades ilegais, como a grilagem, alimentam esse quadro.

Os resultados podem servir de subsídio para nutrir ações de órgãos governamentais que garantam a integridade desses territórios tradicionais e o respeito aos mais de 430 mil indígenas da região, que hoje enfrentam as consequências negativas de ações provocadas por terceiros em suas comunidades.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Fortalecimento na gestão de empreendimentos da agricultura familiar da Amazônia: a experiência de municípios paraenses nos programas CapGestão e CapGestores

Fortalecimento na gestão de empreendimentos da agricultura familiar da Amazônia: a experiência de municípios paraenses nos programas CapGestão e CapGestores

A publicação “O Fortalecimento na gestão de empreendi mentos da agricultura familiar da Amazônia” chega como um material essencial para compreender a experiência de cidades paraenses a partir das ações dos programas CapGestão e CapGestores. A obra aponta ainda de que modo a Amazônia pode se beneficiar com iniciativas que trabalham para fortalecer habilidades e capacidades nos serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER).

Estratégias políticas para o Cerrado

Estratégias políticas para o Cerrado

Documento reúne 27 recomendações em defesa do Cerrado, seus povos e comunidades tradicionais. Organização: Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Instituto Socioambiental (ISA), Rede Cerrado e WWF-Brasil.