Amazônia em chamas: onde está o fogo

4 de setembro de 2019

set 4, 2019

Ane Alencar, Paulo Moutinho, Vera Arruda, Camila Balzani, João Ribeiro

A Amazônia brasileira continua em chamas. A temporada de fogo de 2019, que chamou a atenção do Brasil e do mundo nas últimas semanas, ainda não acabou. Continua sendo imprescindível a ação do governo nas esferas federal e estadual no combate ao fogo, assim como é fundamental coibir a fonte que o alimenta: o desmatamento, ou a região ainda conviverá com números altos de focos setembro adentro.

Mas, afinal, onde estão estes desmatamentos que alimentam tantos focos? Nesta nova nota técnica, apresentamos quais categorias fundiárias foram mais atingidas por focos e como eles estão relacionados com o avanço do desmatamento em cada uma destas categorias.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Alcance territorial da legislação ambiental e a consolidação do uso agropecuário de terras no Brasil

Alcance territorial da legislação ambiental e a consolidação do uso agropecuário de terras no Brasil

Este documento apresenta dados preliminares de trabalho em desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM, cujo objetivo é analisar o volume de áreas desmatadas passíveis de regularização ambiental na Amazônia, conforme a legislação em vigor, considerando dados do programa Prodes do INPE e de estudo do Centro de Pesquisa e Monitoramento por Satélite da Embrapa apresentado na Câmara dos Deputados.

IPAM na COP 15

IPAM na COP 15

Este texto relata as atividades realizadas pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), durante a 15ª Conferência das Partes (COP15) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, ocorrida entre 7 e 19 de dezembro de 2009, em Copenhague, Dinamarca.