Cartilha – Plano Estadual da Agricultura Familiar de MT

30 de agosto de 2017

ago 30, 2017

A agricultura familiar é realizada em pequenas propriedades e representa uma atividade fundamental para a produção de alimentos, geração de renda e empregos, o crescimento econômico regional e a conservação ambiental em função da relação afetiva com a terra. O Plano Estadual da Agricultura Familiar de Mato Grosso, que você vai conhecer nesta cartilha, teve a participação de cerca de 880 pessoas, vindas de 99 cidades (ou seja, 70% dos municí­pios de Mato Grosso).

O plano foi feito por uma parceria da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF) com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), o Instituto Centro de Vida (ICV) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), sob a coordenação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – CEDRS/MT.

 

ERRATA (02/07/2018)

Informamos que na página 5 da cartilha onde se lia: “Segundo a pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM 2015) e a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM 2015), do IBGE, veja quantas toneladas (ou milhares de litros, no caso do leite) a agricultura familiar em Mato Grosso produz por ano:” deve-se ler: “Segundo o Diagnóstico da Agricultura Familiar de Mato Grosso* veja quantas toneladas…”

*O Diagnóstico da Agricultura Familiar de Mato Grosso é fruto da parceria do IPAM e SEAF no esforço de identificar a situação deste setor no estado em subsídio à elaboração do PEAF MT. Entre levantamento de dados, reuniões e entrevistas com diversos órgãos do governo e entidades da sociedade civil, assim como dois referidos workshops (novembro de 2015 e agosto de 2016), foi produzida grande quantidade de dados e informações inéditas que estão disponibilizados na plataforma PEAF. A participação do IPAM foi possível graças ao apoio da Aliança para o Clima e Uso da Terra (CLUA, do nome em inglês Climante and Land Use Alliance).

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Indigenous peoples – Report

Indigenous peoples – Report

IPAM has the objective to promote the recognition of indigenous peoples and lands as an asset for the country's development and for the climate balance in public policies, guaranteeing their rights and, as a consequence, the protection of forest and water resources in the Amazon. This document shows the strategies and achieviments.