Vaga para Técnica(o) de apoio a pesquisa

23 de maio de 2023

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 27 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.
O IPAM atua em colaboração com dezenas de outras instituições não governamentais e governamentais. Seus pesquisadores e educadores compartilham o compromisso de gerar informações científicas, formar recursos humanos e contribuir para políticas públicas que sirvam de base para um desenvolvimento sustentável para a Amazônia.
As ações do IPAM são voltadas à preservação das funções dos ecossistemas florestais, à recuperação de paisagens degradadas, à busca por economias sustentáveis e ao combate à injustiça social.
Seus projetos e atividades combinam produção de conhecimento através da produção, organização e disseminação de conteúdo técnico-científico, testa a viabilidade através da construção, implementação e teste de modelos em campo e busca promover a escalabilidade para mudanças em processos decisórios com impacto em larga.
O IPAM atua no estado do Acre desde 1995, e atualmente irá implementar um projeto técnico-científico na Região do Juruá, no estado do Acre, para construir de forma participativa alternativas de uso do solo e recuperação de paisagens degradadas, com foco em áreas da agricultura familiar, de modo a contribuir para a produção de alimentos com geração de renda, qualidade de vida e a conservação dos serviços ecossistêmicos. Para isso, estamos buscando técnicos agrícola para apoiar em atividades relacionadas a implantação das atividades do referido projeto.
O IPAM abre inscrições para o processo de seleção de técnica de apoio a pesquisa, para desenvolver atividades relacionadas a recuperação de áreas degradadas visando melhorar o uso do solo, a diversificação da produção, a melhoria da geração de renda e dos serviços ambientais e ecossistêmicos de imóveis rurais da produção familiar na região do Juruá no Estado do Acre no âmbito do projeto “Recuperando paisagens degradadas: a agricultura familiar contribuindo para a produção de alimentos e geração de serviços ecossistêmicos”.

Atribuições:
Planejamento das atividades de campo junto a equipe e coordenação do projeto;
Atuar como técnico (a) de apoio a pesquisa junto aos projetos do IPAM na região do Juruá no estado do Acre, trabalhando com o fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar, incluindo a coleta, organização e sistematização de dados dos beneficiários do projeto, prestando assistência técnica a produtores rurais e a organizações de produtores como associações e cooperativas, organizando a realização de reuniões e outros eventos;
Atuar com o desenvolvimento de sistemas produtivos, planos de restauro e com a implantação de projetos de restauração e sistemas agroflorestais;
Prestar ATER presencial e ATER à distância a famílias e a associações e cooperativas;
Preparar de orçamentos, organizar reuniões e capacitações;
Apoiar na elaboração de relatórios, de atas e memórias das reuniões.

Formação: Ensino Médio – Técnico em Agropecuária, Agrícola, Florestal ou Agroecologia ou Ensino Superior (Formação Recente) nas áreas agronômicas ou florestal.

Requisitos:
Possuir carteira de habilitação, categoria mínima AB;
Ter disponibilidade para viagens de campo;
Residir em Cruzeiro do Sul ou região;
Experiência de trabalhos junto a agricultores familiares;
Experiência na organização, acompanhamento e registros de reuniões;
Domínio na elaboração de relatórios técnicos, elaboração de projetos de créditos rurais e conhecer processos de regularização ambiental e sanitária de empreendimentos rurais;
Experiência com produtores rurais na região amazônica, na realização de experimentos participativos de produção em Sistemas Agroflorestais, culturas anuais e perenes, criação de animais e na utilização de abordagens agroecológicas;
Experiência com modelos produtivos sustentáveis e SAFs, iLPF e técnicas de intensificação da produção pecuária;
Boa organização, pró-atividade, comunicação e capacidade de resolver problemas;

Diferenciais:
Experiência em implantação sistema produtivos diferenciados e sustentáveis de produção e condução de sistemas agroflorestais;
Experiência com assistência técnica a famílias e a empreendimento agroindustriais familiares;
Experiência na regularização ambiental de propriedades rurais.

Benefícios: Salário compatível com mercado, vale alimentação/refeição, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico e recesso anual de 10 dias.

Condições do contrato: O contrato será feito em regime de CLT.

Ação Afirmativa: Para fomentar a diversidade, o IPAM incentiva a candidatura de mulheres, negras, indígenas, pessoas LGBTI + e pessoas com deficiência.

Candidatos (as) devem realizar a inscrição pelo endereço: https://ipam.gupy.io/job/eyJqb2JJZCI6NDgyNjcwMSwic291cmNlIjoiZ3VweV9wdWJsaWNfcGFnZSJ9?jobBoardSource=gupy_public_page até 02/06/2023.

Apenas os (as) pré-selecionados (as) serão contatados (as) para entrevista na quinzena de junho de 2023.
O início do contrato está previsto para julho de 2023.

Outras vagas

Other vacancies

Consultoria para desenvolvimento, manutenção e suporte em Sistema

Consultoria para desenvolvimento, manutenção e suporte em Sistema

Contratação de consultoria especializada do tipo Pessoa Jurídica para desenvolvimento, manutenção e suporte em Sistema para gerenciamento e análise para acompanhamento técnico  como ferramenta para serviço de assistência técnica e extensão rural incluindo Treinamentos e Consultorias sobre uso do sistema e suas funcionalidades. Enviar proposta até o dia 31/03/2023.