EDITAL DE VAGA PARA ANALISTA DE PESQUISA – MA

5 de dezembro de 2023

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 28 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.
O IPAM atua em colaboração com dezenas de outras instituições não governamentais e governamentais. Seus pesquisadores e educadores compartilham o compromisso de gerar informações científicas, formar recursos humanos e contribuir para o desenvolvimento territorial e políticas públicas que sirvam de base para um desenvolvimento sustentável para a Amazônia e o Cerrado.
O IPAM abre inscrições para o processo de seleção para uma vaga de Analista de Pesquisa com experiência de trabalho com cadeia sustentável de soja e outras, código florestal e pagamento por serviço ambiental (PSA) para atuar junto a iniciativa CONSERV que visa apoiar os produtores rurais da Amazônia e do Cerrado na conservação de seus ativos florestais e outros projetos do instituto. A vaga será para atuação na região sul do Maranhão (Balsas, MA).

Atribuições:
• Planejar atividades de campo junto a equipe e coordenação do projeto.
• Atuar junto aos projetos do IPAM no Maranhão, trabalhando com o fortalecimento das cadeias produtivas da soja sustentável e de outras cadeias, incluindo a coleta, organização e sistematização de dados dos beneficiários do projeto, prestando apoio técnico a produtores rurais e às organizações de produtores como associações e cooperativas, e promover a realização de reuniões e outros eventos.
• Apoiar o desenvolvimento de estratégias e metodologias de monitoramento das áreas contratadas com excedente de vegetação nativa das propriedades rurais;
• Prestar apoio técnico aos produtores rurais em relação à segurança, saúde e meio ambiente dos empreendimentos rurais beneficiados dos projetos;
• Estabelecer e manter rede de parcerias locais;
• Elaborar relatórios, atas e memórias das reuniões.

Formação: Graduação e/ou Pós-Graduação em ciências agrárias ou áreas correlatas.

Requisitos da vaga:
• Graduação e/ou Pós-Graduação em ciências agrárias ou áreas correlatas;
• Experiência de trabalho em equipe multidisciplinar;
• Disponibilidade para viagens;
• Possuir carteira de habilitação, categoria mínima B;
• Residir em Balsas;
• Experiência de trabalhos junto a produtores rurais da região;
• Experiência na organização, acompanhamento e registros de reunião;
• Domínio na elaboração de relatórios técnicos, no monitoramento de área com excedente de vegetação nativa conforme o Código Florestal, na realização de orientações técnicas aos produtores em relação à segurança, saúde e meio ambiente de empreendimentos rurais;
• Experiência com produtores rurais na região do Cerrado, na realização de experimentos de sistemas de integração como ILPF (integração lavoura, pecuária e floresta) com abordagem de manejo conservacionista do solo;
• Experiência com modelos produtivos sustentáveis e técnicas de intensificação da produção agropecuária;
• Pessoa dinâmica e proativa, com boa desenvoltura no diálogo com o produtor rural e parceiros diversos.

Diferenciais:
– Pós-graduação na área ambiental ou produção rural;
– Ter conhecimentos básicos em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e elaboração de mapas temáticos;
– Capacidade para planejar e executar projetos e pesquisas.

Benefícios: Salário compatível com mercado, vale alimentação/refeição, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico e recesso anual de 10 dias.

Condições do contrato: O contrato será feito em regime de CLT.

Ação afirmativa:
Para fomentar a diversidade, o IPAM incentiva a candidatura de mulheres, negras e negros, indígenas, pessoas LGBTI+ e pessoas com deficiência.

 

Candidatos (as) devem realizar a inscrição pelo endereço:
https://ipam.gupy.io/jobs/6180116?jobBoardSource=gupy_public_page
até 31/12/2023.
Apenas os (as) pré-selecionados (as) serão contatados (as) para entrevista na segunda semana de janeiro de 2024.
O início do contrato está previsto para fevereiro de 2024.

Outras vagas

Other vacancies

Contratação de consultoria pessoa jurídica para preenchimento das informações solicitadas do Relatório de Monitoramento

Contratação de consultoria pessoa jurídica para preenchimento das informações solicitadas do Relatório de Monitoramento

Aos interessados em participar do processo descrito neste termo de referência, enviar, até o dia 21 de julho de 2024, a proposta em formato digital para o email: compras@ipam.org.br com o assunto: Relatório de Monitoramento Pará ART/TREES (Seções 9 a 14) Pará.