EDITAL DE VAGA PARA ANALISTA DE PESQUISA EM MANAUS-AM

27 de setembro de 2023

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM – www.ipam.org.br) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 28 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.

O IPAM abre inscrições para o processo de seleção para uma vaga de Analista de Pesquisa para atuar em Manaus em apoio às atividades de monitoramento e comunicação em Áreas Protegidas no Estado do Amazonas.

O IPAM, em colaboração estreita com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB e com o Conselho Nacional de Populações Extrativistas – CNS, realiza iniciativas de geração e gestão de informações de monitoramento e defesa territorial, ambiental e socioeconômica de povos indígenas, extrativistas e outras comunidades locais no Estado do Amazonas. Atuamos por meio do desenvolvimento e gestão colaborativos de ferramentas tecnológicas, incluindo o Sistema de Monitoramento e Observação da Amazônia Indígena – SOMAI (https://somai.org.br/), o aplicativo Alerta Clima Indígena – ACI, o Sistema de Monitoramento e Observação das Unidades de Conservação – SOMUC (http://somuc.org.br/) e o Portal Proteja (http://proteja.org), sendo esta última iniciativa multiatores que visa facilitar o engajamento da sociedade em ações de defesa, conservação e desenvolvimento sustentável das áreas protegida. Além do desenvolvimento tecnológico, nossas ações envolvem processos de fortalecimento e formação das comunidades na base, bem como ações de articulação de outros atores da sociedade civil e governo para a sensibilização, monitoramento e defesa de direitos e territórios.

Atribuições:

• Apoiar as equipes do IPAM do Núcleo Indígena e das iniciativas Proteja e SOMUC (doravante Equipe do IPAM) nas seguintes ações:
o Realização das atividades de engajamento das lideranças das terras indígenas e unidades de conservação, incluindo visitas a campo;
o Realização de eventos de monitoramento ou comunicação (reuniões, capacitações, entre outros) em Manaus ou outra localidade no interior do estado, como nas terras indígenas e unidades de conservação incluindo mobilização de indígenas, extrativistas e outros atores, organização e apoio logístico durante e depois do evento, registros do evento (incluindo lista de presença, fotografias, relato de resultados);
o Mobilização e apoio logístico para viabilizar a participação de indígenas, extrativistas e outros atores locais em eventos de monitoramento ou comunicação realizados fora do Estado do Amazonas.
• Atuar como representante local da Equipe do IPAM em apoio aos parceiros locais em projetos, incluindo COIAB, CNS, WCS-Brasil e Conexsus.
• Atuar como representante da Equipe do IPAM no engajamento, articulação e manutenção de relações institucionais com outros atores da sociedade civil, governo, movimentos sociais e setor privado.
• Apoiar a Equipe do IPAM na elaboração de relatórios e propostas, conforme demanda.

Formação:

• Ensino Superior Completo em Ciências Sociais, Ciências Biológicas e Ambientais, Comunicação Social (Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda) ou áreas afins.
• Desejável: Pós-Graduação em Ciências Sociais, Ciências Biológicas, ou Comunicação Social.

Requisitos da vaga:

• Residência em Manaus, AM.
• Experiência profissional comprovada em temas afins ao edital, junto a povos indígenas e/ou extrativistas.
• Afinidade com temas relacionados ao meio ambiente, povos indígenas e comunidades tradicionais na Amazônia.
• Conhecimentos em informática: pacote de aplicativos de escritório (Planilhas de cálculos, editor de textos e apresentações).
• Capacidade de gerenciar tarefas e cumprir prazos.
• Disponibilidade para viajar para o interior do estado ou para outras regiões do país.

Diferenciais (em ordem de relevância):

• Pessoas indígenas ou de comunidade tradicional, pessoas negras, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, com diferencial adicional para pessoas nascidas no Amazonas.
• Experiência comprovada de trabalho junto a áreas protegidas e suas populações no Amazonas.
• Experiência comprovada de trabalho junto ao governo e atores da sociedade civil atuantes no meio socioambiental do Amazonas.
• Experiência de uso de ferramentas de monitoramento territorial e/ou socioambiental e econômico.
• Experiência no terceiro setor.
• Domínio da comunicação em inglês e/ou espanhol.

Habilidades comportamentais: Organização, proatividade, respeito às diferenças, empatia, afinidade com a causa, cooperação e trabalho em equipe.

Benefícios: Salário na média de mercado, vale alimentação/refeição, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico.

Regime de trabalho: Remoto (o IPAM não possui escritório em Manaus-AM).

Condições do contrato: O contrato será feito em regime de CLT, para início imediato.

Candidatos (as) devem cadastrar o CV no endereço: https://ipam.gupy.io/jobs/5553692?jobBoardSource=gupy_public_page
até 06/10/2023.
Apenas os (as) pré-selecionados (as) serão contatados (as) para entrevista na primeira quinzena de outubro de 2023.O início do contrato está previsto para outubro de 2023.

Outras vagas

Other vacancies

Consultoria para desenvolvimento, manutenção e suporte em Sistema

Consultoria para desenvolvimento, manutenção e suporte em Sistema

Contratação de consultoria especializada do tipo Pessoa Jurídica para desenvolvimento, manutenção e suporte em Sistema para gerenciamento e análise para acompanhamento técnico  como ferramenta para serviço de assistência técnica e extensão rural incluindo Treinamentos e Consultorias sobre uso do sistema e suas funcionalidades. Enviar proposta até o dia 31/03/2023.